TCE/AP lança Observatório de Políticas Climáticas durante a COP-30 em Belém
A cúpula acontece no Parque da Cidade, na capital paraense

A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-30) começou nesta segunda-feira, 10 de novembro, em Belém do Pará, reunindo líderes e representantes de diversos países para debater soluções ambientais globais.
O Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP) marcará presença no evento no próximo sábado, dia 15, com o lançamento do “Observatório de Políticas Climáticas e Ambientais”, que será apresentado às 9h, no estande do Governo do Amapá, localizado na Zona Verde, no Parque da Cidade.
A iniciativa tem como objetivo monitorar, analisar e integrar informações sobre políticas ambientais e de mudanças climáticas, além de áreas correlatas como saneamento, mobilidade urbana, habitação, infraestrutura e gestão territorial. O observatório reunirá dados e indicadores sistematizados, facilitando o planejamento e a avaliação de ações governamentais voltadas à sustentabilidade.
O presidente do TCE/AP, conselheiro Reginaldo Ennes, destacou a importância do projeto e da presença do Amapá no evento global.
“Contamos com todos que estejam em Belém para estar conosco observando o futuro do nosso país e do mundo na questão ambiental. Essa iniciativa reforça a importância de construirmos cada vez mais políticas públicas eficientes e justas para o nosso povo”, afirmou.
Além de acompanhar a aplicação de recursos e investimentos climáticos, o observatório permitirá avaliar resultados, identificar vulnerabilidades e fortalecer a responsabilidade ambiental, contribuindo para uma gestão pública mais eficiente e sustentável.
A participação do TCE/AP na COP-30 reforça o compromisso da instituição com a fiscalização, legalidade, economicidade e eficiência dos gastos públicos, garantindo que políticas ambientais sejam resolutivas, eficazes e voltadas ao bem-estar coletivo.



