
Com o objetivo de incentivar a aprendizagem prática, estimular a criatividade e desenvolver novas habilidades entre os alunos, a Prefeitura de Macapá implantou, desde 2022, as Salas Makers em diversas escolas da rede municipal de ensino.
Nesta segunda-feira (3), estudantes da Escola Municipal José Leoves Teixeira, localizada na Zona Norte da capital, apresentaram alguns dos projetos desenvolvidos no espaço maker da unidade. Na escola, as atividades também contemplam alunos surdos da sala bilíngue, garantindo inclusão e oportunidades iguais de aprendizado.

Segundo o professor Helivaldo Nunes, responsável pela sala, a aluna Paula Vitória Cumaru, do 5º ano da turma bilíngue, se destaca pelo empenho e pela rapidez com que aprende cada processo.
“Você explica uma vez como tudo funciona, e ela já entende. É uma das alunas mais aplicadas da sala”, destacou o professor, que também ressaltou a importância desse espaço nas escolas públicas. “Na Sala Maker, os alunos se tornam protagonistas. Eles dão ideias, colocam a mão na massa, experimentam, testam e aplicam o que aprendem em sala de aula de forma concreta. Isso torna o aprendizado mais completo e significativo”, completou.

Sobre a Sala Maker
As primeiras Salas Makers da rede municipal foram inauguradas em 2022, marcando um avanço importante para a inovação educacional em Macapá.
Equipadas com recursos tecnológicos e materiais de criação, esses espaços permitem que os estudantes tenham contato com metodologias ativas de ensino, que unem teoria e prática de forma lúdica e colaborativa.
Além de fortalecer o processo de ensino-aprendizagem, o projeto contribui para a identificação e o estímulo de alunos com altas habilidades, promovendo uma educação mais inclusiva, criativa e conectada com o futuro.



