Cidade

Escola Municipal Esforço Popular recebe projeto “Pororoca Clube de Leitura Itinerante”

Cerca de 60 alunos do 4º e 5º anos participaram da programação, que destacou obras de autores amapaenses

No dia 29 de outubro, data em que se comemora o Dia Nacional do Livro, a Escola Municipal Esforço Popular, localizada na zona sul de Macapá, recebeu o projeto Pororoca Clube de Leitura Itinerante, idealizado pela escritora e poeta Pat Andrade. A atividade reuniu cerca de 60 estudantes dos 4º e 5º anos, nos turnos manhã e tarde.

Durante a programação, a escritora apresentou aos alunos aproximadamente 30 obras da literatura infantojuvenil amapaense. O contato com os livros despertou a curiosidade das crianças, que demonstraram interesse em conhecer os autores mencionados, especialmente após a leitura de trechos das histórias.

“A iniciativa promove a leitura de forma lúdica e regionalizada, com um acervo que contempla a literatura universal e valoriza autores e obras do Amapá. Nosso objetivo com o Pororoca é incentivar o hábito da leitura, porque, sem leitores, não há sentido em publicarmos livros”, destacou Pat Andrade, idealizadora do projeto.

O Pororoca Clube de Leitura Itinerante foi aprovado no Edital nº 02/2024 – Iniciativas Artísticas e Culturais – Fomento Cultural, da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), e é realizado com recursos do Governo Federal, por meio da Lei Complementar nº 195/2022 – Lei Paulo Gustavo.

Sobre o Dia Nacional do Livro

Celebrado em 29 de outubro, o Dia Nacional do Livro homenageia a fundação da Biblioteca Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro, em 1810. A data marca a chegada da Real Biblioteca Portuguesa ao país e simboliza a criação da primeira biblioteca brasileira. A celebração reforça a importância do livro como instrumento de conhecimento, cultura e transformação social.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo