Cidade

Rios de Direitos: Comunidade do Piaçacá cobra reforma urgente de escola do distrito de Santana

O projeto Rios de Direitos do Ministério Público do Amapá (MP-AP) segue visitando comunidades rurais de Santana para ouvir as demandas e buscar soluções junto aos órgãos públicos. Dessa vez, a promotora de justiça e titular da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio de Santana, Maria do Socorro Pelaes Braga, e equipe de servidores estiveram na localidade de Santa Rita do Piaçacá, na quinta-feira (16), realizando as escutas com os moradores da região, no Centro Comunitário do distrito santanense. 

O encontro reuniu moradores que compartilharam com o MP-AP o dia-a-dia da comunidade e as dificuldades para acesso aos serviços essenciais. Dentre as principais necessidades apresentadas pela população está a reforma da Escola Municipal de Educação Básica Piaçacá Água Branca, que encontra-se com as obras paradas. Atualmente, a escola atende 72 alunos da região e conta com 16 funcionários. 

A moradora da comunidade, Antônia de Souza, expressou sua satisfação com a presença do Ministério Público. “Estou me sentindo abraçada pela promotoria”, afirmou, ressaltando que a expectativa principal é ver a escola pronta para que as crianças tenham acesso ao básico da educação e da saúde. “Espero que esta seja a última reunião de reclamação da comunidade e que a próxima seja para a inauguração da nossa escola”, afirmou.

A ação estratégica “Rios de Direitos” do MP-AP, permite que serviços essenciais como saúde, infraestrutura, educação e segurança, cheguem em comunidades mais distantes. O objetivo do MP-AP é ouvir as demandas, sempre que possível, com representantes dos gestores municipais acompanhando para que sejam dados encaminhamentos nas soluções dos problemas apresentados. 

Para a promotora Socorro Pelaes é uma forma de aproximar o MP-AP da comunidade, principalmente os que moram na área rural e longe do acesso aos serviços básicos de saúde, educação, segurança, infraestrutura, dentre outros.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo