Banner principalCultura

“Amazônidas” valoriza a identidade cultural e natural do AP em exposição fotográfica

Mostra fotográfica percorreu, no período de 6 a 10 outubro, os municípios de Cutias do Araguari, Ferreira Gomes e Porto Grande .

A arte, a cultura e a educação se encontraram nas escolas públicas do interior do Amapá com a realização da Exposição Fotográfica “Amazônidas”, um projeto autoral do fotógrafo e educador Josimar Nascimento. A iniciativa foi contemplada pelo Edital SECULT/AP – PNAB nº 003/2024, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB, do Governo Federal.

A Exposição percorreu, no período de 6 a 10 outubro, os municípios de Cutias do Araguari, Ferreira Gomes e Porto Grande, alcançando centenas de alunos, professores e membros da comunidade.

Para o autor, a exposição foi idealizada com o propósito de valorizar e difundir a riqueza natural, cultural e humana da Amazônia, apresentando registros que retratam paisagens, rios, florestas, arquitetura e o cotidiano das comunidades amapaenses.

“Mais do que um trabalho artístico, ‘Amazônidas’ se constituiu como uma ação educativa e cultural, aproximando o público escolar da arte fotográfica e promovendo reflexão sobre pertencimento, identidade e preservação ambiental”, destacou Nascimento.

A metodologia do projeto foi estruturada de forma participativa e pedagógica, com momentos de diálogo, mediação cultural e interação entre o artista e os estudantes.

Durante as atividades, Josimar Nascimento apresentou sua trajetória e o processo criativo por trás das imagens captadas em viagens pelos 16 municípios do Amapá. Os alunos assistiram ainda, a um vídeo de 2 minutos, que mostrou bastidores das expedições fotográficas e as paisagens que inspiraram a produção da mostra.

Na sequência, o público foi conduzido pelo próprio autor em uma visita guiada à exposição, onde cada fotografia foi contextualizada, estimulando o olhar crítico e o entendimento da arte como instrumento de educação ambiental e valorização cultural.

A ação destacou a importância da continuidade das políticas públicas de fomento cultural, que possibilitem o fortalecimento da identidade amazônica e a descentralização das produções artísticas.

Nascimento enfatizou os resultados expressivos gerados com a realização da exposição nas comunidades.

“Professores relataram utilizar o conteúdo da mostra como ferramenta interdisciplinar, integrando temas como meio ambiente, história e artes visuais em sala de aula. Além disso, o projeto ampliou a visibilidade da produção artística amapaense, reforçando o papel da fotografia como meio de registro, valorização e preservação da memória coletiva e da biodiversidade amazônica”, destacou o artista.

Cidades e escolas participantes:

Cutias do Araguari
● Escola Estadual Professor José Ribeiro Pontes – Comunidade de Gurupora

Ferreira Gomes
● Escola Estadual Independência – Rodovia do Paredão, 774, Distrito do Paredão

Porto Grande
● Escola Estadual José Ribamar Teixeira – Av. Pedro Teixeira, 457, Malvinas

A Exposição Fotográfica “Amazônidas” contou com patrocínio do Governo Federal, cujos recursos foram geridos pela Secretaria de Estado da Cultura do Amapá (SECULT/AP), por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), e representação da Oca Produções, responsável pela representação e apoio técnico do projeto.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo