Margem Equatorial: o que falta para a Petrobras explorar petróleo na Costa do AP
Estatal já conseguiu aprovação em simulações exigidas pelo Ibama para conceder o licenciamento — ainda que a empresa não tenha passado em todos os testes.

A Petrobras (PETR4) pode estar mais próxima de conseguir as licenças ambientais necessárias à exploração de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas. O plano da petrolífera é perfurar até oito poços em águas profundas na região do Amapá.
O Ibama já aprovou a Avaliação Pré-Operacional, necessária para prosseguir com o processo de licenciamento, e a expectativa de fontes ouvidas pelo Estadão é de que a licença saia nos próximos dez dias.
A APO é um teste de resposta a emergências ambientais. Embora tenha passado nessa simulação, o Ibama solicitou ajustes para que a licença seja, por fim, concedida. No papel, as mudanças já foram feitas, com a entrega de documentação ao órgão. Agora, a companhia terá de fazer um novo simulado para provar os ajustes na prática.
No entanto, o novo exercício, segundo a reportagem do Estadão, não deve interferir no andamento para a obtenção da licença.
Com dados da revista Exame.