Evento promove ‘Economia Azul’ em Macapá
Evento nacional e gratuito reuniu lideranças para debater potencial da economia do mar no AP.

A 4ª edição nacional do Seminário Economia do Mar (SEM), ocorreu na sede do Sebrae, na terça (30) e quarta-feira (1º) e reuniu lideranças locais e nacionais para debater estratégias sustentáveis ligadas à chamada ‘Economia Azul’.
O Amapá ocupa posição estratégica na Margem Equatorial brasileira, considerada uma das novas fronteiras energéticas do país. A exploração planejada pela Petrobras prevê investimentos de três bilhões de dólares e a perfuração de 15 poços de exploração, com estimativa de gerar 54 mil empregos em diversos segmentos, além de ampliar em mais de 60%, o Produto Interno Bruto (PIB) estadual.
Nesse cenário, a economia do mar, um modelo de desenvolvimento que foca no uso sustentável dos recursos marítimos e costeiros para promover o crescimento econômico, a inclusão social e a conservação do ambiente marinho, surge como um plano essencial para equilibrar crescimento econômico, conservação ambiental e inclusão social, para valorizar a biodiversidade amazônica e as comunidades tradicionais.
No estado, essa economia já se manifesta, por meio da pesca artesanal, navegação fluvial, turismo ecológico, nas atividades logísticas no Porto de Santana/AP, entre outros setores produtivos. O desafio agora é ampliar essas bases, para integrar a nova fase de exploração energética com uma visão de futuro sustentável, justa e conectada com as potencialidades naturais e humanas da região.