Banner principalPolícia

Polícia Penal deflagra 2ª fase da Operação Tabuleiro no Iapen

A Polícia Penal do Amapá realizou neste sábado (27) a 2ª fase da Operação Tabuleiro, que já atingiu mais de 1,3 mil internos em duas etapas de execução. A ação, coordenada pelo Instituto de Administração Penitenciária (Iapen-AP), reforça o controle do Estado sobre o “Cadeião”, unidade que concentra grande parte da massa carcerária do estado.

Somente nesta fase, cerca de 500 internos foram realocados de forma estratégica, com movimentações simultâneas que dificultam a reorganização de facções criminosas. Um celular foi encontrado em poder de um detento, que foi levado à delegacia para o flagrante.

A operação, que durou aproximadamente cinco horas, ocorreu sem registro de alterações. Segundo o diretor em exercício do Iapen, Cézar Delmondes, a estratégia é fundamental para neutralizar lideranças criminosas e consolidar um modelo de gestão penitenciária preventivo e não apenas reativo.

Cézar Delmondes – diretor em exercício do IAPEN

O nome da operação faz referência a um jogo de tabuleiro, no qual cada pavilhão é tratado como uma “casa” com valor tático. A movimentação planejada visa enfraquecer a lógica de dominação territorial de facções dentro do presídio.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo