Bloco de Notas

É hoje, amapaenses concorrem na final do Festival de Samba-Enredo 2026 da Mangueira em homenagem ao Sacaca

Por Gilvana Santos

É neste sábado (27), a grande final do Festival de Samba-Enredo da Mangueira que irá definir, entre quatro composições com participação de amapaenses, qual irá apresentar o enredo de 2026: “Mestre Sacaca do Encanto Tucuju – O Guardião da Amazônia Negra”. Grupos de carnavalescos, músicos, intérpretes e compositores do Amapá estão no Rio de Janeiro, para participar da competição, a partir das 22h, na quadra da verde e rosa carioca.

Da fase da competição realizada em Macapá, dois sambas foram classificados para a semifinal e agora concorrem na finalíssima do concurso, que são os sambas 103 e 105. Escrito por Verônica dos Tambores, Piedade Videira, Laura do Marabaixo, Antônio Neto, Clóvis Júnior e Marcelo Zona Sul, o samba 103 é um dos favoritos, mas a disputa na final é acirrada com o samba 105, escrito por Francisco Lino, Hickaro Silva, Camila Lopes, Silmara Lobato e Bruno Costa.

Nas etapas cariocas, mais dois sambas com participação de amapaenses concorrem na noite de hoje, o Samba 11, composição de Alexandre Naval, Ronie Machado, Giovani, Marquinho M. Moraes, Ailson Picanço e Wendel Uchoa, e o Samba 15, de Joãozinho Gomes junto com Pedro Terra, Tomaz Miranda, Paulo César Feital, Herval Neto e Igor Leal.

Além da emocionante final, o evento contará com um show inédito intitulado “Mangueira – Porta Voz da Cultura Popular” com apresentação do Marabaixo, uma iniciativa que reunirá diversos segmentos da escola para celebrar e exaltar a riqueza da cultura brasileira.

As torcidas em Macapá estarão ligadas no Canal da Mangueira no YouTube, às 22h. Maracatú da Favela vai reunir a torcida do Samba 103, a partir das 21h, na quadra da escola, na Avenida Padre Júlio Maria Lombaerd, no Santa Rita. Assim como a Verde e Rosa tucujú a Piratas Estilizados também declarou apoio à composição que conta com participação do seu diretor de carnaval, Clóvis Júnior.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo