Dia Nacional da Pessoa Surda: EMEF José Leoves desenvolve projeto piloto de sala bilíngue
Unidade de ensino atende alunos surdos, no ensino de Libras e português, promovendo uma educação inclusiva e de valorização social

O Dia Nacional da Pessoa Surda, comemorado em 26 de setembro, foi instituído pela Lei Federal nº 11.796/2008, em homenagem à criação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), em 1857, sendo um marco na luta pela inclusão e pelos direitos da comunidade surda.
No contexto da Educação, a Escola Municipal de Ensino Fundamental José Leoves, localizada na zona norte da cidade, se destaca com o projeto-piloto Sala Bilíngue, oferecendo ensino em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e em português escrito. A instituição também oferece oficinas de Libras para alunos ouvintes, do 1º ao 5º ano.

Sobre a Educação Bilíngue
A Lei nº 14.191/2021, sancionada em 3 de agosto de 2021, estabelece a educação bilíngue de surdos como uma modalidade de ensino, modificando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para incluir a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e o português como segunda língua.
A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vem trabalhando na implementação de projetos que promovam a inclusão e a equidade na educação da rede municipal de ensino.