Cultura

“Curta o Curta”: Festival chega à 12ª edição em Macapá e será destaque em mostra do ME

Produções audiovisuais já chegaram ao cinema; iniciativa estimula criatividade e ensina a relatar experiências por meio de roteiros

A sétima arte já faz parte da rotina pedagógica de alunos da Escola Estadual Profª Raimunda dos Passos Santos, em Macapá. Em sua 12ª edição, o ‘Festival Curta o Curta’ levou à tela produções audiovisuais feitas pelos estudantes, exibidas nesta sexta-feira, 26, em um telão montado na praça Nova Eterna Aliança, no bairro Novo Horizonte, aproximando escola e comunidade.

O projeto nasceu em 2012, quando a professora de língua portuguesa, Olívia Lima, passou a desafiar alunos a transformar literatura em roteiro. Hoje, consolidado como disciplina eletiva da escola de tempo integral, a iniciativa oferece oficinas de roteiro, edição, teatro e contato direto com profissionais do audiovisual local. 

“É um espaço para que os estudantes compreendam a linguagem cinematográfica e experimentem todas as etapas de uma produção”, explica a professora Olívia, coordenadora do projeto.

Nesta edição, seis curtas foram apresentados e avaliados em 16 categorias, entre elas direção, roteiro, produção, arte, melhor ator/atriz e coadjuvante, pôster, melhor filme, além de prêmio do público. 

O Festival Curta o Curta foi selecionado pelo Ministério da Educação (MEC) para representar o Estado na Mostra de Experiências Inspiradoras da Educação em Tempo Integral, que ocorrerá nos dias 1º e 2 de outubro, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Açaí que virou cinema

O curta Açaí nasceu no Festival Curta o Curta como uma produção estudantil simples. A repercussão foi tão positiva que inspirou uma versão profissional, exibida em festivais e premiada no circuito nacional, prova de como o projeto escolar pode transformar histórias locais em referência cultural.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo