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“Windrunner”: avião de carga militar gigante dos EUA que pode carregar até quatro caças F-35

Maior aeronave de carga do mundo será capaz de transportar caças e helicópteros sem desmontagem

Uma startup sediada no Colorado, nos Estados Unidos, está construindo o maior avião de carga do mundo, apelidado de “Windrunner”, que promete revolucionar o transporte militar a partir de 2030, quando deve entrar em operação.

A aeronave, inicialmente projetada para carregar pás de turbinas eólicas de até 100 metros, agora será adaptada para transportar equipamentos militares, como caças F-35, considerados os jatos mais avançados do mundo, sem a necessidade de desmontá-los, como ocorre hoje.

Segundo a fabricante Radia, o Windrunner terá capacidade para transportar até quatro caças F-35, quatro jatos F-16, seis helicópteros CH-47 Chinook ou, então, doze helicópteros AH-64 Apache, todos prontos para uso imediato ao desembarcar.

Isso é possível porque a aeronave não exige a desmontagem de equipamentos, um problema comum nos aviões de carga atuais, como o C-17 Globemaster III, da Boeing, que requer a remoção de rotores de helicópteros para transporte.

Maior avião de carga do mundo

O Windrunner impressiona pelas dimensões. São 109 metros de comprimento, 80 metros de envergadura (distância entre as extremidades das asas) e 24 metros de altura, de acordo com a fabricante.

Os números fazem a aeronave superar até mesmo o ucraniano Antonov Mriya – AN 225, maior avião de carga já construído no mundo, destruído após um ataque da Rússia em fevereiro de 2022, no início da guerra entre os dois países.

O volume de carga do Windrunner é de cerca de 6.800 metros cúbicos, sete vezes maior que o do C-5 Galaxy, da Lockheed Martin, e 12 vezes maior que o do C-17, dois dos principais aviões de transporte militar de carga usados pelos EUA.

Apesar de poder carregar até 72 toneladas, menos peso que o C-17, o diferencial da aeronave é o espaço interno. “As capacidades militares modernas muitas vezes ficam sem espaço antes de ficarem sem peso”, justifica a Radia.

Isso significa que o Windrunner resolve o problema de volume dos atuais aviões de carga, permitindo transportar equipamentos grandes, como radares de longo alcance ou hospitais móveis, sem o já mencionado entrave da desmontagem.

Versatilidade

Outro destaque é a capacidade do Windrunner de operar em pistas não pavimentadas de apenas 1.800 metros, bem mais curtas que os 2.400 metros exigidos por aviões como o C-17 com carga máxima.

Isso facilita o uso em regiões remotas ou em cenários de guerra, como o Indo-Pacífico, onde os Estados Unidos mantêm grande presença militar, como destacado pelo jornal indiano The Economic Times.

De acordo com a fabricante, a aeronave terá uma autonomia de 2.000 km sem reabastecimento aéreo, um pouco abaixo dos 2.170 km do F-35, e uma velocidade máxima de Mach 0.6 (cerca de 740 km/h).

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