Mesa Diretora da Câmara pede suspensão de deputados que fizeram motim
Mesa Diretora encaminhou ao Conselho de Ética a punição contra Marcos Pollon (PL-MS), Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Zé Trovão (PL-SC)

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados resolveu pedir a suspensão do mandato de três deputados pelo motim que paralisou os trabalhos da Casa em agosto. A direção da Casa enviou ao Conselho de Ética os pedidos de suspenção contra Marcos Pollon (PL-MS), Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Zé Trovão (PL-SC), cada um com uma previsão de punição diferente. Caberá ao Conselho de Ética avaliar cada caso e aprovar ou não a medida contra os parlamentares.
Qual o prazo de suspensão defendido pela Direção da Câmara
- Marcos Pollon (PL-MS): suspensão do mandato por 90 dias por ofensas contra a cúpula da Casa, e outro pedido, também de suspensão, por 30 dias, por se recusar a sair da cadeira do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB);
 - Marcel Van Hattem (Novo-RS): suspensão do mandato por 30 dias por obstruir o acesso de Motta a cadeira de presidente;
 - Zé Trovão (PL-SC): suspensão do mandato por 30 dias por obstruir o acesso de Motta a cadeira de presidente.
 
A decisão da Mesa Diretora acolheu na íntegra as penas defendidas pela Corregedoria-geral da Câmara, que havia apresentado seu parecer na última sexta-feira (19).
O motim na Câmara se deu em defesa de aprovação de medidas defendidas como “pacote da paz” e em protesto depois da prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O ato durou cerca de 30 horas e fragilizou Motta, uma vez que o presidente da Casa teve dificuldade de retomar o controle da situação.
No parecer, a Corregedoria também pediu a “censura escrita”, uma espécie de advertência, aos seguintes parlamentares envolvidos no motim:
- Sóstenes Cavalcante (PL-RJ);
 - Nikolas Ferreira (PL-MG);
 - Julia Zanatta (PL-SC);
 - Luciano Zucco (PL-RS);
 - Allan Garcês (PP-MA);
 - Caroline de Toni (PL-SC);
 - Marco Feliciano (PL-SP);
 - Domingos Sávio (PL-MG);
 - Bia Kicis (PL-DF);
 - Carlos Jordy (PL-RJ);
 - Paulo Bilynskyj (PL-SP).
 
				
					


