“Amapá Verde”: Balanço de operação aponta resultados em apenas um mês de atuação

Em um mês de execução, a Operação Amapá Verde, realizada pelo Governo do Estado e coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar, já apresenta resultados expressivos no enfrentamento aos incêndios florestais e na promoção de ações preventivas.
Até o momento, foram registrados 70 combates a incêndios florestais, além de 365 ações de prevenção, que incluíram palestras, reuniões e visitas às comunidades. As iniciativas já alcançaram mais de 5 mil pessoas diretamente em diferentes municípios do estado.
A “Amapá Verde”, que iniciou em 21 de agosto e segue até dezembro deste ano, ou até o fim do período de estiagem, objetiva fortalecer a presença dos militares em campo, reforçando tanto o combate quanto a conscientização das pessoas das localidades, de forma a proteger vidas, propriedades e o meio ambiente. Ao todo, a operação será composta por 12 ciclos, com trocas de equipes a cada 10 dias.
A operação conta com bases instaladas em Laranjal do Jari, Mazagão, Ferreira Gomes, Pedra Branca, Tartarugalzinho, Amapá e Itaubal, cobrindo áreas estratégicas onde há maior incidência de queimadas. Segundo o levantamento do Corpo de Bombeiros, o município de Tartarugalzinho segue liderando o número de ocorrências.
Atualmente, no quarto ciclo da operação, que acontece até o dia 30 de setembro, 67 militares estão mobilizados em campo, atuando de forma integrada e permanente para reduzir os riscos e impactos do fogo nessas regiões.

Cuidados no período da estiagem
O período de estiagem e o calor do verão amazônico aumentam o risco de queimadas e incêndios florestais, além de intensificar problemas respiratórios causados pela fumaça. Para proteger a saúde das pessoas, o meio ambiente e a segurança das comunidades, o Corpo de Bombeiros Militar do Amapá orienta:
- Evite atear fogo em lixo, terrenos baldios ou áreas de vegetação;
- Não jogue bitucas de cigarro às margens de rodovias e terrenos;
- Hidrate-se bastante e mantenha os ambientes arejados;
- Proteja crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios, pois são os mais afetados pela fumaça;
- Em caso de fogo ou fumaça suspeita, ligue imediatamente para o 193.