Bola de Ouro: saiba como Brasil deixou de ser protagonista para viver jejum de 18 anos
Representantes nacionais bateram mais uma vez na trave na edição de 2025, que terminou com a vitória de Dembélé

O melhor jogador do mundo de 2025 não é brasileiro e, sim, francês. Ousmane Dembélé, protagonista do PSG que ganhou tudo nesta temporada, foi o vencedor da Bola de Ouro 2025 e responsável por desbancar dois brasileiros na disputa.
Raphinha, do Barcelona, que fez a melhor temporada da carreira até aqui – com 64 contribuições em gol e as conquistas dos títulos da La Liga e da Copa da Espanha -, não conseguiu sequer ficar acima do companheiro de equipe, Lamine Yamal, na premiação e amargou a quinta posição.
Já Vinícius Júnior, segundo colocado em 2024, despencou na lista e terminou em 16º lugar. O ponta do Real Madrid venceu a Champions e a La Liga na temporada passada como melhor jogador da competição, mas isso não foi ao bastante para que ele recebesse a Bola de Ouro.
O atacante viu o espanhol Rodri, do Manchester City, vencer o prêmio em uma cerimônia marcada por polêmicas e contestações.
Jejum brasileiro supera 18 anos
A última vez que um brasileiro venceu a Bola de Ouro foi em 2007, com a vitória de Kaká, que se destacou pelo Milan. Naquela época, o Brasil já estava acostumado a ter um representante entre os favoritos ao prêmio todo ano.
Entre o fim da década de 1990 e começo dos anos 2000, o país venceu o prêmio cinco vezes. Ronaldo foi o ganhador em 1997 e 2002; Rivaldo, em 1999; e Ronaldinho, em 2005.
Após a conquista da joia do São Paulo, os brasileiros nunca mais viram um representante do país levar o troféu. O principal nome da geração, em dez anos, a chegar perto foi Neymar Jr., que terminou no top 10 da Bola de Ouro seis vezes.
Inclusive, ele começou a figurar a lista quando ainda atuava pelo Santos no início da carreira. As duas melhores posições alcançadas pelo brasileiro foram terceiros lugares em 2015 e 2017. Em ambas as ocasiões, Neymar ficou à sombra de duas estrelas da geração, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.
Entre 2008, um ano após a vitória de Kaká, e 2021, apenas um jogador que não fosse Messi ou Cristiano, venceu a Bola de Ouro: Luka Modrić, que levou a seleção croata à final da Copa do Mundo de 2018 e fez grande temporada pelo Real Madrid naquele ano.
Brasil bate na trave após fim da hegemonia de Messi e CR7
O Brasil bateu na trave duas vezes nos últimos dois anos. Com Vinícius Júnior e Raphinha figurando no top 3 em 2024 e em 2025, respectivamente, os brasileiros voltaram a sonhar com um representante nacional como vencedor da Bola de Ouro. Contudo, apesar de tão perto, o prêmio ainda parece distante de pertencer a um brasileiro.
Na edição de 2025, o país não levou nenhum prêmio para casa, apesar de concorrer em quase todas as categorias. No futebol feminino, as brasileiras no top 30 foram Marta, na 12ª posição, e Amanda Guitierres, na 21ª.