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Vale os R$ 99 mil? Onix 1.0 MT entrega 6 marchas, 6 airbags, central multimídia de 8” e faz quase 20 km/l com gasolina

Chevrolet Onix 1.0 MT 2026 é a versão de entrada do hatch, com motor aspirado, câmbio manual e consumo de até 20 km/l

O Chevrolet Onix 1.0 MT virou o ponto de entrada da linha 2026 e o único integrante sem turbo e com câmbio manual de seis marchas.

A estratégia recolocou o hatch abaixo da barreira dos seis dígitos: R$ 99.990, valor viabilizado pela isenção de IPI no âmbito do Programa Carro Sustentável, política que permitiu um reposicionamento de preços nas versões iniciais.

Preço e valorização

Na prática, o Onix voltou a ter uma etiqueta competitiva entre os compactos, porém longe do patamar de lançamento da atual geração. Em 2019, a configuração 1.0 manual partia de R$ 48.490. Hoje, com R$ 99.990, a alta nominal é de cerca de 106%.

Mesmo considerando a inflação do período, a correção de preços foi bem mais intensa do que os índices de custo de vida.

Único aspirado da linha 2026

A versão 1.0 MT segue com o conhecido três-cilindros aspirado flex de até 82 cv e 10,6 kgfm, ligado ao manual de seis marchas. É a única combinação sem sobrealimentação na gama 2026. Acima dela, todas migram para o 1.0 turbo. O conjunto prioriza consumo e manutenção simples, ficando distante do desempenho dos irmãos turbinados.

Consumo de combustível

Nos testes de imprensa com gasolina e ar-condicionado ligado, o Onix 1.0 MT registrou 13,9 km/l na cidade e 19,7 km/l em rodovia. Com tanque de 44 litros, a autonomia medida nessas condições chega a 661 km no uso urbano e 866 km em pista. São números que ajudam a explicar por que a marca sustenta a imagem de hatch econômico na família Onix.

Equipamentos de série

Embora simples na proposta, o 1.0 MT reúne itens que costumavam aparecer só em versões intermediárias. Traz seis airbagscontrole de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e acendimento automático dos faróis por sensor crepuscular.

Também há chave presencial com partida por botãoMyLink com tela de 8″ e integração sem fio a Android Auto e Apple CarPlay. Vidros elétricos nas quatro portas e retrovisores com ajustes elétricos completam o pacote.

Visual e rodas

À primeira vista, as rodas parecem de liga leve, mas o conjunto é de aço aro 15 com calotas esportivas. É uma solução de custo que mantém o visual atualizado após o leve facelift, preservando o foco em eficiência e preço.

Interior do Onix 1.0 MT

O interior do Onix 1.0 MT privilegia ergonomia básica e operação fácil. Os comandos de vidros e retrovisores são iluminados, o que ajuda à noite, e a central multimídia emparelha rapidamente o celular.

Ainda assim, o acabamento usa plásticos rígidos e não há mimos no banco traseiro, como saídas de ar ou portas USB dedicadas às fileiras de trás, algo esperado nessa faixa de entrada.

Em avaliações recentes, chamou atenção a ausência de tecidos nas portas e o banco dianteiro inteiriço, que limita regulagens de encosto de cabeça.

Desempenho nas pistas

Quando o assunto é aceleração, o 1.0 aspirado não tem missão simples. Em medição de pista, o Onix manual precisou de 14,3 s para ir de 0 a 100 km/h.

O escalonamento do câmbio é curto e os engates são leves, o que ajuda na condução urbana e reduz o giro em cruzeiro graças à sexta marcha, mas não transforma o carro em referência de fôlego. O acerto privilegia uma rodagem econômica e previsível, condizente com a proposta do conjunto.

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