
O Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP), recebeu nesta segunda-feira (15), a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. A solenidade ocorreu com uma missa no Plenário do Tribunal e foi celebrada por Dom Antônio de Assis Ribeiro, bispo diocesano de Macapá. A visita da Imagem de Nossa Senhora faz parte da programação do Círio de Nazaré 2025, que ocorre no segundo domingo de outubro.
A missa reuniu membros, servidores e colaboradores do Tribunal de Contas, e trouxe reflexões acerca da religiosidade e o tema do Círio do presente ano: “Maria, mãe dos peregrinos da esperança”.
“Iniciamos nosso dia da melhor forma, recebendo a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. Sua presença não é apenas um ato de fé, mas um momento de reflexão e renovação da nossa esperança. O tema do ano ressoa em nossos corações, nos inspira a seguir em frente e a superar desafios com esperança e dedicação”, disse o presidente do TCE/AP, Reginaldo Ennes.
Ele também agradeceu a visita da comitiva nazarena, reforçando o compromisso do Tribunal de Contas do Estado em promover políticas públicas que resultem em melhorias na qualidade de vida da população.
“O sentido dessa visita ao TCE/AP é nos convidar para renovar ideias que já estão em nossos corações. Essa experiência tem um significado muito profundo, é uma chamada da dimensão ética sobre o que é a santidade, que é servir ao senhor em justiça e verdade. Não há santidade sem justiça, não há justiça sem verdade, e não há verdade sem amor. Justiça e paz se abraçam”, declarou o Bispo Dom Antônio.
Após a celebração da missa, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi conduzida pelo presidente do Tribunal Reginaldo Ennes, acompanhado do Bispo Antônio e sua comitiva.
Círio de Nazaré 2025
Com o tema “Maria, mãe dos peregrinos da esperança”, o Círio de Nazaré 2025 ocorre no dia 12 de outubro. A festividade desse ano traz o lema “Que o Deus da esperança vos encha de alegria e paz” (RM 15,23). Além do evento principal, a programação reúne romarias, eventos sociais e peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré.