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China desafia União Europeia e bloco prepara ofensiva com novo carro elétrico compacto e acessível

A União Europeia estuda lançar uma nova categoria de carro elétrico barato para competir com a China. Entenda a proposta, os impactos no mercado e as reações da indústria automotiva

A China vem se consolidando como líder global na produção de veículos elétricos, oferecendo preços mais competitivos e dominando mercados em expansão. Diante desse cenário, a União Europeia já admite a necessidade de reagir. Nesta semana, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou a intenção de criar uma categoria de carro elétrico compacto e acessível, apelidado provisoriamente de “E-Car”.

O modelo que pode transformar o mercado europeu

A proposta da UE é inspirada nos kei cars do Japão, pequenos veículos responsáveis por 40% das vendas de carros novos no país asiático. A ideia é oferecer uma alternativa mais barata e prática, capaz de competir diretamente com os modelos chineses que vêm ganhando espaço em todo o mundo.

Segundo Von der Leyen, a indústria automobilística é essencial para a economia europeia e precisa se reinventar. “Milhões de europeus querem comprar carros europeus acessíveis, por isso também devemos investir em veículos pequenos e acessíveis, tanto para o mercado europeu quanto para atender ao aumento da demanda global”, afirmou.

A declaração de Von der Leyen surge em meio às crescentes críticas de executivos de montadoras como Renault, BMW e Stellantis. Durante o Salão do Automóvel de Munique, representantes dessas marcas voltaram a questionar a lei europeia que proíbe a venda de veículos a combustão a partir de 2035.

Apesar da pressão, Von der Leyen destacou que as metas de redução de CO2 para 2025 já foram flexibilizadas, mas reforçou que a direção não mudou: o futuro da mobilidade será elétrico.

Europa entre tradição e inovação

A presidente da Comissão Europeia também foi categórica ao afirmar que o bloco não pode abrir espaço para o domínio estrangeiro no setor. “É por isso que propomos trabalhar com a indústria em uma nova iniciativa de carros pequenos e acessíveis. Não podemos deixar a China e outros dominarem esse mercado”, disse.

Mesmo sem detalhes técnicos definidos, a proposta sinaliza um esforço para manter a competitividade da indústria local diante do avanço chinês.

Von der Leyen finalizou seu discurso lembrando que, independentemente dos ajustes regulatórios, a transição elétrica é inevitável. Nas palavras dela: “Não importa o que aconteça: o futuro é elétrico, e a Europa fará parte dele. O futuro dos carros – e os carros do futuro – deve ser feito na Europa.”

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