Política Nacional

Lula diz que países que formam a Amazônia não precisam de intervenções estrangeiras

Presidente visitou o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia, um núcleo de inteligência para combater crimes ambientais

O presidente Lula disse em Manaus que os países que formam a Amazônia não precisam de intervenções estrangeiras e nem de ameaças à soberania. O presidente Lula visitou o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia, um núcleo de inteligência para combater crimes ambientais, garimpo ilegal e tráfico de drogas e de armas.

Quase R$ 37 milhões foram investidos no projeto, que terá a colaboração de nove estados da Amazônia legal e de outros países com território na floresta, além do Brasil.  

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, e a vice-presidente do Equador, Maria José Pinto participaram da inauguração. Também participaram do evento a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.

À tarde, o presidente Lula veio até o píer da estação naval do Rio Negro, em Manaus, para lançar o programa “norte conectado”, que levará internet a comunidades isoladas. Dez milhões de brasileiros devem ser beneficiados em 70 municípios.

O projeto prevê a implantação de cerca de 12 mil quilômetros de cabos de fibra óptica submersos em rios. Em uma balsa, Lula acompanhou o lançamento de um cabo no leito do rio. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo