Cidade

Dia Mundial da Alfabetização é celebrado com projeto direcionado a alunos do 2º ano do Ensino Fundamental

Projeto "Alfa+" está em execução desde o início do segundo bimestre e vai alcançar 30 escolas da rede municipal, atendendo cerca de 400 alunos

Na última segunda-feira (8), iniciou na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Hildemar Maia, o projeto Alfa+, que está sendo executado pela Prefeitura de Macapá desde o início do segundo bimestre, voltado para alunos do 2° ano do ensino fundamental. A inciativa, centrada nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, vai alcançar 30 escolas municipais e atender cerca de 400 alunos, até o final do ano letivo.

A data coincidiu com o Dia Mundial da Alfabetização, estabelecido em 8 de setembro de 1967, pela Organização das Nações Unidas (ONU), a partir da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco). A data tem como objetivo ressaltar a importância da alfabetização para o desenvolvimento social e econômico mundial.

Sobre o Alfa+

O Alfa + é uma das múltiplas estratégias adotadas pela rede municipal de ensino de Macapá para alcançar a alfabetização na idade certa.

O projeto busca potencializar práticas alfabetizadoras, junto aos estudantes, com foco na matriz de referência do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Amapá (SISPAEAP), de língua portuguesa, nos níveis de leitura: silábico e palavras (níveis de transição) e matemática.

Iniciou em 2024 tendo como público alvo alunos do 2º e 5º anos. Na versão 2025 ofertará reforço escolar sistematizado, aos alunos do 2º ano que se encontram no nível de leitor de palavras e frases com foco nas habilidades e descritores das avaliações externa 2025 (SISPAEAP e SAEB).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo