Chá anti-inflamatório ajuda a reduzir o estresse e o açúcar no sangue
Para aproveitar ao máximo os benefícios, chá deve ser consumido sem adição de açúcar

O chá de camomila é uma infusão tradicional no Brasil. Através de suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e calmantes, a bebida ajuda a reduzir o estresse e ainda é capaz de auxiliar no controle dos níveis de açúcar no sangue.
Com ação poderosa, o chá também é um bom aliado na melhoria do sono e alívio de cólicas. Os responsáveis pelos efeitos são os flavonoides, óleos essenciais, minerais, cumarinas e ácidos fenólicos presentes na composição.
A nutricionista Daniella Medeiros ensina que a infusão deve ser ingerida logo após ser preparada, sem adoçar. “A melhor forma de aproveitar ao máximo os benefícios do chá é não adicionar açúcar, pois ele pode interferir nos efeitos calmantes da camomila”, diz a profissional que atua no Rio Grande do Norte.
Mecanismo de ação do chá
Através da apigenina, o chá de camomila auxilia na diminuição dos sintomas de ansiedade, estresse e hiperatividade. O composto presente na flor atua no sistema nervoso central e reduz os níveis de cortisol do corpo. O efeito relaxante tem reflexos à noite, com melhora da qualidade do sono.
“A substância se liga a receptores de GABA, promovendo relaxamento”, explica o médico Wandyk Alisson da clínica Eclissée, em Balneário Camboriú (SC).
Um estudo realizado por pesquisadores da Tabriz University of Medical Sciences, no Irã, mostrou que as propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes também ajudam a reduzir os níveis de glicose no sangue. A pesquisa foi publicada na revista científica Complementary Therapies in Medicine.
Embora possa oferecer muitos benefícios à saúde, os especialistas alertam que os tratamentos convencionais não devem ser abandonados sem orientação médica. Os chás podem atuar como um complemento ao tratamento.