
Durante a programação da 54º Expofeira do Amapá, a startup Sumano Ingredientes marca presença com um estande voltado à valorização de espécies regionais por meio da produção de farinhas funcionais. A empresa, originária do estado, trabalha com produtos voltados para o segmento de alimentação saudável, promovendo inclusão produtiva e de sustentabilidade.
João Pessoa, o representante da empresa, ressaltou que a Sumano atua com farinhas de banana verde, castanha-do-brasil, pupunha e cará-roxo, todas oriundas de produtores locais e comunidades extrativistas do estado.
“A proposta da empresa é unir a valorização da biodiversidade regional com o incentivo à alimentação funcional, promovendo saúde e desenvolvimento sustentável na região”, destacou.
Para o ‘Desafio de Startups’ promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap) com apoio da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec), a startup trouxe uma ideia inovadora, um projeto voltado à merenda escolar. Um mingau nutritivo desenvolvido a partir da farinha de banana e farinha de castanha. O produto está disponível para degustação no estande da empresa e busca promover educação alimentar e saúde desde a infância.

A castanha é rica em selênio, mineral importante para a saúde do cérebro, e a banana contém potássio e amido resistente, que atua como prebiótico natural. São alimentos altamente nutritivos que beneficiam diretamente o desenvolvimento das crianças em idade escolar.
O Desafio de Startups é uma iniciativa realizada dentro da programação do Pavilhão Aquário da Inovação. As startups participantes submeteram propostas completas, com informações sobre origem, propósito, modelo de negócio e necessidades de investimento. As entrevistas e avaliações ocorrerão durante os dias de feira, e a premiação das três melhores propostas acontecerá no último dia da 54º Expofeira do Amapá.