Yago Dora é campeão mundial de surfe em decisão dominante em Fiji
Brasileiro somou 15.66 contra 12.33 de Griffin para conquistar título pela primeira vez na carreira

O paranaense Yago Dora se tornou o mais novo campeão mundial de surfe ao superar o estadunidense Griffin Colapinto por 15.66 contra 12.33, em Cloudbreak, Fiji, na bateria decisiva do Finals da WSL. O brasileiro levanta o oitavo troféu brasileiro da Liga Mundial de Surfe em decisão dominante.
Yago Dora se junta a Gabriel Medina (3), Filipe Toledo (2), Ítalo Ferreira (1) e Adriano de Souza (1) como brasileiros campeões da Liga Mundial de Surfe.
A temporada brilhante de Yago Dora foi coroada com o título mundial de 2025 da WSL em decisão sem chances para Colapinto ameaçar o brasileiro. Dora venceu duas etapas na temporada regular em Supertubos, Portugal, e Trestles, EUA, e foi vice em J-Bay, na África do Sul. A ótima campanha do curitibano o promoveu a dono da laicra amarela, assim Yago estreou no Finals já na última fase e com vantagem de ser campeão já na primeira bateria de 3 possíveis na última rodada do torneio.
Na bateria do título, Yago Dora abriu vantagem sobre Griffin ainda cedo com onda de 7.33. O swell cresceu em relação as baterias anteriores e o brasileiro esperou a onda perfeita para somar 8.33. Dora foi à 15.66 e deixou Colapinto precisando de 9.33, nota não alcançada nas demais baterias. O estadunidense percebeu que as chances eram pequenas e arriscou sem conseguir ondas ótimas. Griffin somou apenas 12.33 e ficou com o vice-campeonato mundial.
O formato do Finals é diferente das demais etapas e põe os surfistas frente a frente em ordem de ranqueamento relativo a temporada regular. O dia começou com o 5º e 4º da fase classificatória se enfrentando e o potiguar Ítalo Ferreira eliminou Jack Robinson (AUS). O brasileiro campeão mundial em 2019 caiu na segunda rodada para o terceiro melhor da temporada Griffin Colapinto. Na “semifinal”, o estadunidense despachou o sul-africano Jordy Smith, segundo colocado no ranking mundial, e na decisão foi derrotado por Yago Dora.