Política Nacional

Tarcísio articula por anistia em meio a julgamento de Bolsonaro no STF

Governador de São Paulo intensificou articulação pelo projeto da anistia enquanto cresce a pressão para que ele seja o candidato do bolsonarismo em 2026

O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no processo da trama golpista começa nesta terça-feira (2/9), no Supremo Tribunal Federal (STF), em meio à intensificação das articulações do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), pelo projeto da anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.

Segundo aliados de Tarcísio, embora o governador esteja atuando para ajudar a viabilizar a proposta dentro do Congresso Nacional, a tendência é que o afilhado político de Bolsonaro evite se expor de modo a ter que fazer comentários sobre a atuação dos ministros do Supremo durante as sessões de julgamento.

Nesta terça, enquanto o STF começa o julgamento do chamado “núcleo crucial” das investigações sobre a suposta tentativa de golpe de Estado por Bolsonaro e outros sete aliados, o governador deve ir a Brasília para buscar diálogo com parlamentares sobre a PEC da Anistia.

A expectativa é que ele se encontre com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que é de seu partido e tem sido pressionado por bolsonaristas a pautar o projeto de lei. Os dois já conversaram sobre o tema por telefone nessa segunda-feira (1º/9) – Motta tem dito que não há clima para aprovar anistia ampla e irrestrita.

As agendas mais importantes de Tarcísio ao longo da semana serão os leilões da concessão do túnel Santos-Guarujá e do lote Paranapanema de rodovias. Ambos os certames ocorrerão na próxima sexta-feira (5). No domingo (7), deverá participar do ato bolsonarista na avenida Paulista.

Caso seja questionado sobre o julgamento no STF, o governador deve manter a linha adotada nas declarações feitas na última sexta-feira (29/8), quando reafirmou que acredita na inocência de Bolsonaro e disse que “muita coisa” no processo “não faz o menor sentido”. Tarcísio pontuou ainda que tem conversado com lideranças para viabilizar a tramitação da anistia.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo