Banner principalGeral

Expofeira se torna ‘berçário’ com o nascimento do 2º bezerro no parque em menos de 24h

Filhote nasceu na madrugada desta segunda (1º) e soma mais um nascimento de novilho no evento.

A madrugada de segunda-feira, 1º de setembro, foi marcada por mais um momento especial na 54ª Expofeira do Amapá: nasceu a segunda bezerra da raça Nelore no evento, fruto do primeiro parto de uma jovem vaca em exposição. A filhote, que nasceu de forma natural, chegou ao Parque de Exposições da Fazendinha saudável e dócil, simbolizando a fertilidade das novilhas presentes na feira.

Com 80 vacas e 20 touros, a Fazenda Guarani agora conta com 102 animais, incluindo a mascote nascida no dia 31 de agosto e a mais nova companheira, com menos de 24 horas de diferença entre as duas.

O gerente da fazenda, Danilo Trajano, de 40 anos, destaca a felicidade com o parto e reforça o compromisso do setor pecuário com o manejo reprodutivo respeitoso, natural e de qualidade.

“A mãe tem dois anos e meio e já dá para ver que é uma boa matriz leiteira, o que é muito importante para a fêmea. Ela tem um grande instinto materno, é uma novilha muito forte e saudável, que já está amamentando. O parto foi natural e sem complicações, estamos fazendo o monitoramento junto com a equipe veterinária para garantir que ambas continuem bem”, declarou Danilo.

Para todos que desejam visitar as novas bezerras na 54ª Expofeira, é importante seguir algumas orientações para garantir a segurança de todos:

  • Evitar o contato direto com os animais;
  • Não jogar alimentos nos currais, para preservar o bem-estar dos filhotes e garantir a segurança dos visitantes. 

Apesar do temperamento dócil, as vacas podem se estressar e reagir de forma inesperada. As novilhas recém-paridas exigem atenção redobrada, pois o instinto materno tende a ficar mais aguçado nesse período, o que as torna naturalmente mais protetoras com os filhotes. Por isso, é fundamental manter o cuidado e o respeito durante as visitas.

Com o tema “Amazônia Sustentável e Desenvolvida”, a 54ª Expofeira do Amapá segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo