Esportes

Brasileirão: quais os clubes que melhor reforçaram seus elencos nessa janela?

Times da elite do futebol nacional buscam ajustes finais antes do fechamento da janela, que termina em 2 de setembro

Flamengo foi o grande protagonista da segunda janela de transferências do futebol brasileiro em 2025. O clube carioca buscou nomes de peso para reforçar diferentes setores e conseguiu montar um pacote de respeito, com Saúl, Emerson Royal, Samuel Lino e Jorge Carrascal. O quarteto chega para aumentar a competitividade do elenco e dar opções a Filipe Luís, consolidando o Rubro-Negro como o time que melhor se reforçou neste período.

Na sequência, vem o Palmeiras, que também se movimentou bem, mantendo sua linha de reformulação. O Verdão trouxe o atacante Ramón Sosa, o lateral Khellven e, mais recentemente, o goleiro Carlos Miguel, contratado junto ao Nottingham Forest. A ideia é equilibrar o elenco após um ano de investimentos pesados, garantindo peças para diferentes posições e dando sequência ao trabalho de Abel Ferreira. Outro nome que deve ser anunciado em breve é o de Andreas Pereira, ex-Flamengo e atualmente no Fulham.

Outro destaque foi o Cruzeiro, que oficializou a chegada de Luis Sinisterra, atacante colombiano que atua na Europa e pode assumir papel de protagonista no setor ofensivo. O Bahia também chamou atenção, contratando três reforços importantes: o goleiro João Paulo, o zagueiro Luiz Gustavo e o atacante Mateo Sanabria, que chegam para dar corpo a um elenco que busca voos mais altos no Brasileirão.

Entre os demais grandes do futebol nacional, o Botafogo foi ao mercado para se fortalecer com Danilo, Jordan Barrera e Neto, equilibrando meio-campo e gol. O Corinthians trouxe Vitinho, jovem atacante que promete velocidade e intensidade. O Fluminense apostou em Luciano Acosta, armador que pode ser solução criativa no setor ofensivo. Além dele, trouxe também Soteldo.

Internacional buscou reforçar o meio com Richard Coelho e Alan Rodríguez, enquanto o Grêmio trouxe experiência com o zagueiro Fabián Balbuena e presença ofensiva com Carlos Vinícius. O Santos também foi ativo, contratando Willian Arão, Igor Vinícius, Gustavo Caballero e Mayke, em uma tentativa de reorganizar seu elenco. Além disso, o Peixe deve trazer mais quatro reforços, em todos os setores.

São Paulo foi mais discreto, mas fechou a chegada de Gonzalo Tapia, promessa para o setor ofensivo. Já o Vasco contratou Thiago Mendes e Andrés Gómez, enquanto o Atlético-MG trouxe Biel, Alexsander e Reinier. Times que tentaram movimentações pontuais para elevar o nível de suas equipes na reta final da temporada.

Fora do eixo dos 12 grandes, o Fortaleza se destacou com seis reforços, incluindo Adam Bareiro e José Herrera para o ataque. O Sport liderou em volume, trazendo nove jogadores, enquanto o Juventude conseguiu nomes de impacto como Gabriel Veron e Gastón Guruceaga. O Vitória também se reforçou bastante, com contratações como Renzo López e Aitor Cantalapiedra.

Mirassol e RB Bragantino se movimentaram menos, mas garantiram peças para compor o elenco: Felipe Jonatan e Francisco da Costa no primeiro, e Gustavo Marques no segundo. Com isso, todos os clubes da Série A aproveitaram a janela para se ajustar, uns com grandes nomes, outros apenas com reforços pontuais.

A janela de transferências segue aberta até o dia 2 de setembro, e ainda há espaço para novidades. Para isso, os clubes terão que agilizar seus movimentos, já que o tempo é curto.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo