“Vamos acabar com essa lixeira viciada no bairro Perpétuo Socorro”, diz Zeladoria Urbana
Serão retiradas mais de 40 toneladas do local até o próximo sábado (23)

A Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzur) deu continuidade ao plano de eliminação de lixeiras viciadas. A ação aconteceu em um ponto recorrente no bairro Perpétuo Socorro, Zona Sul da cidade, e segue até sábado (23). Ao todo serão retiradas cerca de 40 toneladas de entulhos do local.
O serviço de limpeza inclui retirada de resíduos sólidos, com apoio de técnicos, zeladores, caminhões, tratores e pá carregadeira. Placas de alerta sobre crime ambiental também são instaladas no local recuperado.
De acordo com dados da Semzur, foram identificados 121 pontos de descarte irregular distribuídos pela capital amapaense, 46 já foram eliminados. Só na Zona Sul são 51 pontos.
Além disso, vários pontos já receberam sinalização com placas que alertam para a infração ambiental e as multas previstas que podem chegar a R$ 2.500 mil conforme a Lei Municipal nº 54 de 2008.

Estes depósitos irregulares de lixo e entulho, com amontoados de móveis usados, garrafas plásticas e outros materiais ameaçam a saúde dos moradores das proximidades.
O secretário de zeladoria urbana de Macapá, Helson Freitas, conta que a pasta responsável pela limpeza da cidade está trabalhando para eliminar esses pontos de lixeira viciada. Já foram eliminados 46, de 121 pontos identificados em levantamento.
“Essa lixeira aqui no Perpétuo Socorro é um dos pontos mais recorrentes de limpeza, já retiramos diversas vezes e volta a se firmar de novo. Isso gera problemas tanto ambientais, quanto de saúde, pois vira um local para proliferação de insetos e mosquitos, como a dengue. Pedimos a colaboração da população para que não descarte lixo em local público e que denuncie em nosso Disk Zeladoria, como veja algum caso”, afirma o gestor.

Central de Atendimento Disk Zeladoria?
A primeira central de atendimento da Zeladoria Urbana de Macapá recebe denúncias da população e concentra todos os serviços da pasta em um único número pelo número (96) 99132-5389.
O serviço, que funciona como “Disk Zeladoria”, está disponível via WhatsApp, e recebe mensagens de texto, fotos e vídeos de segunda a sexta-feira, no período matutino, das 8h às 13h.
A iniciativa facilita o acesso da população ao programa Descarta Treco, registro de denúncias relacionadas à limpeza urbana e o combate às lixeiras viciadas.