Cidade

Prefeitura de Macapá adere à campanha Agosto Verde Claro e intensifica combate à Leishmaniose

Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde alerta sobre os perigos da doença, causas, sintomas e prevenção

A Leishmaniose é uma doença infecciosa causada por parasitas do gênero Leishmania, transmitida pela picada do mosquito-palha (conhecido popularmente como “carapanã”) e que pode afetar tanto humanos quanto animais domésticos, principalmente os cães. De evolução silenciosa, a doença pode ser letal se não for tratada a tempo.

O secretário municipal de vigilância em saúde, Gilmar Domingues, explica como a população pode se proteger dessa doença. “Para evitar o contágio, mantenha o quintal limpo, sem folhas e restos de comida.  Use telas protetoras em portas e janelas.  Se possível, proteja seu cão com coleira repelente e evite que ele fique solto na rua”, reforça.

Nos humanos, os principais sintomas da Leishmaniose incluem febre persistente, perda de peso, aumento do baço e do fígado, além de anemia. Nos cães, sinais como feridas na pele, queda de pelos e emagrecimento podem indicar a infecção. A população pode procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para tirar dúvidas, fazer o teste e receber orientações. Para os animais, a condução imediata a uma consulta veterinária é essencial.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo