Política Nacional

Câmara quer explicações de Celso Amorim sobre política externa de Lula

Parlamentares querem explicações do embaixador Celso Amorim sobre atuação dele como assessor especial de Lula na política externa

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados (Creden) quer convocar o embaixador Celso Amorim para cobrar explicações do assessor especial da Presidência sobre a atuação dele na política externa do Brasil. O pedido será votado nesta quarta-feira (13/8).

O requerimento é de autoria do deputado federal Filipe Barros (PL), presidente da Creden. Na solicitação, o parlamentar argumenta que o embaixador é “o chanceler de fato” , enquanto o ministro Mauro Vieira “apenas cumpre ordens”.

Para justificar o pedido e a acusação, o deputado cita alguns episódios envolvendo a atuação de Celso Amorim na diplomacia brasileira. Entre eles, a participação do embaixador como observador informal nas últimas eleições da Venezuela e supostas orientações do ex-chanceler sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia, assim como o conflito entre Israel e Hamas.

No requerimento, Barros ainda afirma que Celso Amorim teria guiado o presidente Lula a apoiar Kamala Harris nas últimas eleições norte-americanas, o que teria afastado o Brasil dos Estados Unidos, agora comandado por Donald Trump.

O presidente da comissão argumenta, diante disso, que é necessário que o assessor especial do presidente Lula compareça à Creden para explicar “as razões pelas quais capturou ideologicamente a nossa diplomacia”.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo