Obra da Subestação Forte Cumaú, em Santana, alcança 80% de execução
Estrutura moderna amplia em 32% a capacidade de distribuição de energia na cidade e garante mais estabilidade aos moradores

A construção da nova Subestação Forte Cumaú, no município de Santana, avança em ritmo acelerado e já alcança 80% de conclusão, com todos os equipamentos de grande porte já instalados. Com investimento de mais de R$ 24 milhões, a estrutura representa um marco para o sistema elétrico da região, sendo a primeira subestação construída do zero na cidade, dentro dos padrões do Grupo Equatorial.
Localizada na zona portuária de Santana, na Rua Cláudio Lúcio Monteiro, bairro Hospitalidade, a subestação reforça a infraestrutura energética em um ponto estratégico da cidade, próximo de áreas residenciais, comerciais e industriais. Essa posição geográfica contribui diretamente para a eficiência da distribuição de energia, garantindo maior alcance e melhor desempenho do sistema.
Com dois transformadores de força de 20/26,5 MVA e cinco novos alimentadores, a Subestação Forte Cumaú possibilita um aumento de 32% na capacidade de distribuição de energia no município, ampliando a confiabilidade do fornecimento e reduzindo oscilações que impactam a população.
A nova subestação se destaca não apenas pela estrutura moderna, mas pelos impactos positivos diretos na vida dos mais de 108 mil moradores do município. A entrega está prevista para o segundo semestre de 2025.
A obra também prevê seis quilômetros de linhas de interligação com a Subestação Santana, criando um circuito mais robusto e seguro, que prepara a cidade para acompanhar o crescimento do setor produtivo local, oferecendo mais estabilidade e qualidade a distribuição de energia. A entrega faz parte do plano de modernização da rede elétrica executado pela CEA Equatorial em todo o estado.