Banner principalCidade

CDSA registra crescimento no embarque de soja no 1º semestre de 2025

Nos primeiros seis meses de 2024, passaram pela CDSA aproximadamente 331.901,905 toneladas de soja

A Companhia Docas de Santana (CDSA), sob a presidência de Edival Tork, vem registrando desde 2022 sucessivos recordes na movimentação de cargas no Porto Organizado de Santana. Os dados indicam crescimento expressivo, principalmente no embarque de soja.

Somente no primeiro semestre de 2025, houve um aumento significativo em relação ao mesmo período de 2024, impulsionado, sobretudo, pela atratividade logística da região.

Nos primeiros seis meses de 2024, passaram pela CDSA aproximadamente 331.901,905 toneladas de soja. Em 2025, no mesmo intervalo, o volume saltou para 469.996,881 toneladas, representando um crescimento de 41%. Entre janeiro e julho deste ano, o porto recebeu navios com destino a países como Japão, China, Portugal, Marrocos, Espanha e Alemanha. Todos transportando soja.

Em 2022, conforme registrado no Anuário Estatístico Portuário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), o terminal já apresentava tendência de alta, movimentando 217 mil toneladas naquele ano.

O Porto Organizado de Santana integra o chamado Arco Norte, um conjunto estratégico de portos e corredores logísticos nas regiões Norte e Nordeste, essencial para o escoamento de cargas, especialmente grãos.

A principal vantagem do Arco Norte é sua proximidade com as áreas produtoras de commodities agrícolas e a disponibilidade de modais hidroviários, reconhecidos por sua eficiência e menor impacto ambiental.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo