Nutricionista elege 6 alimentos que ajudam a desintoxicar o fígado
O ideal é montar uma lista de compras que inclua alimentos ricos em compostos bioativos capazes de estimular as enzimas hepáticas, combater inflamações e favorecer a regeneração celular

Quando se trata da saúde do fígado, apostar em medidas voltadas para a prevenção de doenças é o melhor caminho. O órgão, um dos maiores do corpo humano, desempenha um papel vital para o organismo, atuando na filtração do sangue, digestão e metabolização dos nutrientes. Felizmente, uma maneira eficaz de “blindar” o sistema hepático é fazer escolhas estratégicas na alimentação, priorizando determinados alimentos.
De acordo com a nutricionista clínica Sabina Donadelli, o órgão pode dar sinais de alerta de uma maneira “silenciosa”. Ela conta que o cansaço persistente, a pele opaca, a distensão abdominal, dores de cabeça e dificuldade de concentração podem ser alguns dos indícios de que o órgão não está em pleno funcionamento.
Alimentos que são verdadeiros detox para o fígado
Para a nutricionista especializada em longevidade saudável, quando se trata dos cuidados com a saúde do fígado, o ideal é montar uma lista de compras que inclua alimentos ricos em compostos bioativos capazes de estimular as enzimas hepáticas, combater inflamações e favorecer a regeneração celular.
“Desintoxicar o fígado não é sobre sucos da moda, mas sobre escolhas consistentes e inteligentes. O alimento certo pode mudar tudo”, alerta Sabina.
No ranking de alimentos que apoiam a saúde hepática de forma natural, a alcachofra é uma das favoritas. Segundo ela, a planta é rica em cinarina, antioxidante que estimula a produção de bile e protege as células do fígado. “Estudos mostram seu efeito hepatoprotetor, inclusive em quadros de esteatose hepática leve”, ressalta a nutricionista.
Em segundo lugar está o brócolis. “A verdura é uma fonte importante de sulforafano, composto com potente ação antioxidante. Ele ativa as enzimas da fase 2 do fígado, responsáveis por neutralizar toxinas lipossolúveis”, assegura.
A beterraba também tem lugar de destaque. Considerada um superalimento, Sabina reflete que o legume de cor roxa é rico em betalaínas, compostos com ação desintoxicante e anti-inflamatória. “Ela vai auxiliar na oxigenação e no transporte eficiente de nutrientes para o fígado”, garante.
As frutas também não estão de fora do ranking de alimentos detox. “O abacate é uma finte natural de glutationa, um dos antioxidantes mais importantes para a saúde hepática. Também fornece gorduras boas, que favorecem o metabolismo do fígado”, explica.
Na hora de preparar os alimentos, a expert revela que existe uma especiaria que é um tremendo aliado para o fígado: a cúrcuma ou açafrão-da-terra. “O tempero tem como princípio ativo a curcumina, importante agente na modulação dos processos inflamatórios no fígado e na redução do acúmulo de gordura”, conclui.
Além da inclusão desses alimentos no dia a dia, Sabina destaca a importância de reduzir o consumo de álcool, açúcar, ultraprocessados e medicamentos sem prescrição médica, que são os principais vilões da saúde hepática.