Integrantes do Comando Vermelho morrem em confronto com policiais da Operação Protetor
Ação policial iniciou na noite de quarta-feira (16) e encerrou na madrugada desta quinta-feira (17) no bairro Coração, Zona Oeste de Macapá

Elden Carlos – Editor
Dois homens identificados como Gabriel Ferreira de Abreu, 21 anos, o “Cirilo”, e Kauan de Oliveira Melo, de 20 anos, morreram na noite de quarta-feira (16) no bairro do Coração, Zona Oeste de Macapá, durante uma troca de tiros com policiais do Grupo Tático Aéreo (GTA) e Rádio Patrulha do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM) de Santana. As equipes integravam a Operação Protetor, que contava ainda com apoio da Coordenadoria de Inteligência e Operações Especiais (Ciop).
De acordo com relatório do GTA, houve uma denúncia anônima de que integrantes de uma organização criminosa estariam se deslocando do município de Santana para Macapá. O objetivo do grupo seria fazer o transporte de drogas entre os municípios. A base de operações do grupo seria no bairro Coração.
Após o levantamento de informações, as equipes seguiram para o endereço. Um dos suspeitos – ao avistar a chegada das viaturas – correu para uma área de mata nos fundos do imóvel. O segundo elemento também empreendeu fuga carregando uma mochila nas costas. Dentro da residência os policiais detiveram Luane Antunes dos Santos, de 26 anos, a “Miranda”.
Durante a varredura no local foram encontrados: 3 tabletes de maconha, dezenas de papelotes da mesma droga, além de aparelhos celulares que estavam envolvidos em balões e possivelmente tinham como destino o Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen).
As equipes iniciaram as buscas na região de mata e após um longo tempo os suspeitos foram localizados. A dupla teria recebido os policiais a tiros. Durante o revide, Cirilo e Kauan foram alvejados. As unidades médicas constataram os óbitos no local. Os corpos foram removidos para o Departamento de Medicina Legal (DML) da Polícia Científica do Amapá (PCA) para serem necropsiados.
O que foi apreendido
-01 PT 380 Taurus; modelo 58 S
–02 munições de 380
-01 Carregador
-01 PT 380 Taurus; modelo 838
-06 munições
-01 Carregador
-01 celular Samsung modelo SM galaxy A15 azul
-01 celular Motorola modelo moto g24 azul
-01 celular Xaomi modelo 22041219ny azul
-01 celular Realme modelo rmx3834 azul
-02 carregadores Samsung
-01 carregador Motorola
-03 fones de ouvido
-1.248 porções pequenas de maconha
-03 porções média
-01 tijolão
-01 balança de precisão cor vermelha
Quem são os envolvidos?
- Gabriel Ferreira de Abreu, 21 anos, o “Cirilo”. Ele tinha passagens pelo Iapen por tráfico de drogas e homicídio;
- Kauan de Oliveira Melo, 20 anos. Havia saído recentemente do Iapen e tinha anotações por tráfico de drogas.
- Luane Antunes dos Santos, 26 anos. A “Miranda”, como é conhecida, também é egressa do sistema prisional onde respondeu por tráfico de drogas e organização criminosa.



Ainda segundo a polícia, todos os envolvidos são amplamente conhecidos no meio policial, integrantes da facção Comando Vermelho (CV) e com extensas fichas criminais e diversas denúncias por envolvimento em homicídios registrados nos municípios de Macapá e Santana.