Cultura

Fotógrafo amapaense concorre ao Prêmio Internacional Fotodoc 2025

Dinho Rocha com a foto “Castanheiro” é finalista no quesito “Imagem Destacada”

O fotógrafo Dinho Rocha, natural de Abaetetuba/PA, mas radicado no Amapá desde 1999, está concorrendo ao Prêmio Internacional Fotodoc 2025, na categoria “Imagem Destacada” com a foto “castanheiro” – A expressão do povo que vive da Floresta Amazônica.

Autor de diversos trabalhos nas áreas do audiovisual, como editor e filmaker, recebeu o Prêmio Internacional Brasil-Guiana pelo trabalho feito para o “Reis do Rio”, exibido pela TV Equinócio – canal 10.1 (atualmente na sua 4ª temporada), programa que mostra as belezas naturais, a cultura amazônica e turismo sustentável através da pesca esportiva.

Sobre a foto

Feita dentro da Reserva Extrativista do Rio Cajarí, próximo a comunidade do Açaizal, tem como principal base econômica, a extração da castanha-do-pará. A foto é do “Seu Raimundo”, conhecido castanheiro da comunidade.

De acordo com Dinho Rocha, a fotografia em preto e branco é mais uma questão artística mesmo, que mostra a singularidade entre ambiente e personagem, sem nenhuma distração visual, sendo que o foco principal seria a verdadeira expressão e semblante do trabalhador da floresta. Os ouriços, frutos da castanheira, são catados do chão, sendo que a árvore é que determina quando vai cair.

Sobre o prêmio

O Fotodoc é um Festival Internacional de Fotografia Documental, com pessoas do mundo todo concorrendo em diversas categorias.

Os trabalhos ganhadores farão parte de uma exposição de destaque no Festival FotoDoc 2025, programado para ocorrer em novembro na Panamericana Escola de Arte e Design, em São Paulo (SP), com exposições abertas até janeiro de 2026.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo