Amapá recebe Embratur para lançamento do “Plano Brasis” e do “Programa Novas Rotas”
A iniciativa busca inserir estados com grande potencial turístico, mas ainda fora dos principais fluxos internacionais, no mapa do turismo global

Com o objetivo de fortalecer a imagem do Amapá no cenário internacional e ampliar a qualificação dos seus profissionais do setor turístico, o estado sediará nos dias 17 e 18 de julho, dois importantes eventos promovidos pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) em parceria com o Governo do Estado. A programação inclui a apresentação do Plano Brasis (2025-2027) e o lançamento oficial do Programa Novas Rotas.
Nesta quinta-feira, 17, a sede do Sebrae/AP será palco do encontro técnico para escuta e contribuição do trade turístico amapaense ao Plano Brasis, que compõe o novo Plano Internacional de Marketing Turístico do Brasil, coordenado pela Embratur. O documento reunirá diretrizes estratégicas para a promoção do país no exterior, com base em diagnósticos regionais e propostas construídas em conjunto com gestores públicos, empreendedores e lideranças do setor.
“Este é um momento estratégico para o Amapá. Estamos contribuindo com um plano que será referência para o Brasil nos próximos anos, e queremos garantir que as singularidades da Amazônia e da nossa cultura estejam presentes na promoção internacional do turismo”, destacou a secretária de Estado do Turismo, Syntia Lamarão, sobre a importância da participação ativa do estado na formulação dessas diretrizes.
Já na sexta-feira, 18, o Palácio do Setentrião sediará o lançamento do Programa Novas Rotas, com a presença do presidente nacional da Embratur. A iniciativa busca inserir estados com grande potencial turístico, mas ainda fora dos principais fluxos internacionais, no mapa do turismo global. O programa foca em pilares como sustentabilidade, inovação e uso de inteligência de dados.

O Programa Novas Rotas traz ações estratégicas para inserir o Amapá no turismo internacional, com foco na qualificação e valorização das potencialidades locais. Entre as iniciativas, estão a capacitação de gestores e empreendedores em sustentabilidade, inovação e inteligência de dados, promoção de experiências autênticas com protagonismo comunitário e o lançamento de uma plataforma de ensino à distância.
O programa também prevê apoio à criação de novos roteiros turísticos e produtos com potencial de exportação, além da inclusão do estado nas campanhas promocionais da Embratur no exterior.