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Governo prepara IPI reduzido para carros “eficientes”: veja como vai funcionar

Redução de imposto dependerá de metas de emissão e até reciclabilidade dos materiais

A ideia não é nova e está em estudo entre o Ministério da Economia, Casa Civil e a Presidência, que é oferecer impostos mais baixos em troca de motores mais eficientes. Executivos da indústria afirmam que a discussão entre governo e entidades como a Anfavea está em curso. O chamado “IPI Verde” vem sendo discutido com foco em um possível desconto para veículos eficientes e com menos emissões.

O Programa Carro Sustentável, outro possível nome para essa ideia poderá reduzir o imposto sobre produto industrializado para tornar os automóveis mais baratos no Brasil.

Mas haverá um outro lado. Veículos com motor mais potente, turbinados, Importados e esportivos por exemplo ficarão mais caros se a ideia de fato for aprovada. Para essa proposta além do motor mais eficiente, a montadora terá que atender índices de reciclabilidade dos materiais empregados na produção e também a eficiência energética.

Para o programa Mover o governo prevê R$ 3,8 bilhões em financiamento até o final deste ano e R$ 3,9 em 2026.

Ficará mais barato?

Atualmente os carros de entrada pagam 7% de IPI e se enquadram modelos como Renault Kwid, Citroën C3 Live, Peugeot 208 Active, Fiat Mobi entre outros e a redução poderia chegar a cerca de R$ 5 mil. Assim um Citroën C3 Live de R$ 81 mil poderia custar R$ 76 mil por exemplo.

Mas vale lembrar que essa ideia já havia sido prevista quando o projeto Mover foi apresentado. Na ocasião, para ter acesso a financiamentos como os do BNDES, o governo condicionou a indústria ao desenvolvimento de uma matriz mais limpa para os veículos nacionais. Dentro desse âmbito, veículos menores e menos potentes poderão ter incentivos fiscais mas a ideia ainda está em discussão entre associações de fabricantes e o governo.

De toda forma, seria mais uma reedição do IPI reduzido que na virada para os anos 1990 criou a legislação que deu origem ao programa “Carro Popular”. A ideia foi utilizada novamente no governo Lula nos anos 2000 e agora volta à discussão com um perfil mais abrangente que pode tornar os carros um pouco mais acessíveis ao trabalhador médio.

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