A robustez da nova Frontier de tomada
Nova pickup dá um salto tecnológico, mas só chega ao Brasil depois de 2027

Em uma indústria cada vez mais voltada para a eletrificação, mesmo os segmentos mais tradicionais estão enfrentando uma grande transformação. Um bom exemplo é a nova Nissan Frontier Pro, primeira picape híbrida plug-in da empresa japonesa. No atual cenário, o conceito de uma picape inclui motores potentes, consumo exacerbado e uma vocação voltada para trabalho ou para o lazer em condições adversas. A nova Frontier pretende mudar esta visão, ao se tornar um veículo capaz de encarar tanto trabalho pesado quanto o lazer esportivo de alta exigência com sustentabilidade e alto desempenho.

Desenvolvido em colaboração com a Dongfeng através da joint-venture Zhengzhou Nissan, este modelo não é uma simples evolução do conceito de picape, mas um verdadeiro salto na filosofia de construção destes veículos. Ele combina a força bruta esperada de um veículo comercial com a sensibilidade ambiental típica dos carros de nova geração.

Sob o capô musculoso da Nissan Frontier há um conjunto tecnológico de ponta. O sistema de propulsão combina um motor turbo de quatro cilindros de 1.5 litro com outro elétrico integrado à transmissão. São 400 cv de potência combinada, com um torque de 81,6 kgfm. Por si só, são valores impressionantes, mas adquirem ainda mais relevância por conta de um conjunto de baterias que garantem uma autonomia elétrica de até 135 km, de acordo com o ciclo de homologação CLTC chinês. Para muitos usuários urbanos, a Frontier Pro pode operar como um veículo elétrico na maior parte do tempo, com o motor de combustão interna pronto para intervir apenas quando necessário.

A versatilidade deste sistema de propulsão é ainda reforçada pela presença de três modos de condução selecionáveis: Performance, aproveita ao máximo o potencial esportivo do trem de força, Normal, para uso cotidiano, e Snow, para enfrentar superfícies de baixa aderência. Podem ser aplicados tanto nas configurações Hybrid, que otimiza a eficiência, quanto no Pure Electric, para se mover com emissão zero.

À primeira vista, a nova pick-up da Nissan chama a atenção pela sua aparência robusta e imponente. A Nissan definiu essa filosofia de design como Rugged Tech, ou tecnologia robusta, uma combinação de elementos de alta tecnologia e formas musculosas típicas de veículos de trabalho. A assinatura da luz dianteira é um dos elementos de diferenciação: são quatro traços em led paralelos na área dos conjuntos óticos e outros três na linha do capô, numa referência às entradas de ar da Nissan D21 dos anos 80, primeira picape da marca, que deu origem à Frontier.

As dimensões sublinham a verdadeira vocação utilitária do modelo: com uma distância entre eixos de 3,30 metros e um peso que varia em torno de 2,5 toneladas, a Frontier Pro, supera em tamanho a atual Frontier feita no México, com 15 cm a mais de entre-eixos e 200 km mais pesada. Todos os modelos estão equipados com rodas de liga leve de 18 polegadas com pneus 265/65, uma escolha que busca equilibrar estética e funcionalidade, garantindo uma capacidade de carga e estabilidade adequadas tanto em rodovia quanto fora de estrada.

A cabine da nova Frontier surpreende pela riqueza tecnológica e atenção ao conforto, elementos que tradicionalmente não estão no topo das prioridades de uma picape. O teto panorâmico, fornecido de série, ilumina generosamente o habitáculo, criando uma sensação de espaço e conexão com o ambiente externo. O painel é dominado por duas telas: um painel de instrumentos LCD de 10 polegadas e uma tela central de 14,6 polegadas atua como central multimídia, que controla todas as funções do veículo. O conforto é reforçado com o opcional de bancos dianteiros aquecidos e ventilados com função de massagem.

Uma outra caraterística da nova Nissan Frontier é a funcionalidade do sistema Vehicle-to-Load (V2L), que transforma a picape em uma estação de energia móvel. Graças a uma tomada integrada no corpo, dispositivos externos com uma potência de até 6 kW podem ser alimentados. Pode ser tanto um equipamento de trabalho em um canteiro de obras quanto equipamento de camping, o que expande muito a versatilidade do veículo.

Para garantir que toda a potência do sistema híbrido seja efetivamente transmitida ao terreno, a Nissan equipou a Frontier com um avançado sistema de tração nas quatro rodas, com modos 4High e 4Low que podem ser selecionados manualmente de acordo com as condições do terreno. Sob a carroceria, a picape não se distancia tanto do conceito atual. A suspensão dianteira independente com braços duplos e a traseira multilink garantem um equilíbrio entre conforto e capacidade off-road. O diferencial traseiro eletromecânico autoblocante completa o quadro técnico.
A escolha de fazer uma avant-première no Salão Automóvel de Xangai reflete a importância estratégica do mercado chinês para a Nissan. A comercialização é inicialmente esperada na China até o final de 2025, com planos de expansão para outros mercados globais ainda não especificados. A atual Frontier vendida no Brasil foi lançada em 2018 e passou por uma forte renovação em 2022. Seguindo o padrão médio de produção de utilitários, a nova Frontier Pro só deve chegar ao mercado brasileiro a partir de 2027.