Veja como é o Volkswagen Tera 1.0 MPI
Versão de entrada será vendida por R$ 99,9 mil e depois por R$ 103,9 mil:

Lançado nessa semana, o Volkswagen Tera já está mexendo com a concorrência e deve ser um dos protagonistas entre os SUVs compactos. Rival do Renault Kardian e Fiat Pulse, o Tera estreia em quatro versões cujos detalhes podem ser vistos aqui desde o lançamento aos preços e versões. Hoje durante o teste drive do Tera tivemos acesso à fábrica de Taubaté onde a versão básica estava exposta mas não disponível para teste.

A versão básica do Tera fica visivelmente diferente das demais versões. Embora tenha maçaneta pintada na cor do veículo dispensa itens como o deflector de ar, detalhes no pára-choque e na grade e também deixa de lado os faróis e lanternas em LED.
As rodas do Tera 1.0 são aro 15 e com calotas sendo que nessa versão não tem nem rodas como opcionais. Externamente chama atenção a presença do rack de teto que ajuda a dar uma sensação de um carro mais alto.

Por dentro a frugalidade continua mas há boas surpresas. O Volkswagen Tera 1.0 MPI manual tem painel digital parcial, o mesmo do Polo, mas não é o mesmo das versões mais completas. Ao lado a boa multimídia é surpresa mas não há câmera de ré.


Indo além pelo console notamos que o ar condicionado é do tipo manual mas com botões de boa qualidade. O câmbio é de cinco velocidades e há espaço para objetos mas não carregador de celular – o que deve ser feito pelos pontos de USB-C. No painel em plástico duro como em todas as versões há um revestimento parcial em tecido mas nas portas nem isso está presente.

O motor é o conhecido 1.0 MPI três cilindros aspirado de 77/84cv e até 10,3kgfm de torque. A veliciddde máxima é de 158km/h com gasolina e 162km/h com etanol e a velocidade máxima é o 0-100km/h exige paciência segundo a ficha técnica: leva 13,8s.

O consumo é animador: 9,1 na cidade e 13,2km/l na estrada com etanol ou 10,2 na cidade a 14,7km/l com gasolina.