Igor Paixão: amapaense destaque na Europa aparece em pré-lista de Ancelotti
Jovem atacante vive a expectativa de ser convocado pela primeira vez para a Seleção

A pré-lista da primeira convocação do técnico Carlo Ancelotti para os próximos jogos da Seleção Brasileira, diante de Equador e Paraguai, pelas Eliminatórias, conta com um nome pouco conhecido pelos torcedores brasileiros: Igor Paixão.
Ao lado de grandes nomes, como Neymar, Vinicius Jr., Rodrygo, entre outros, Igor Paixão foi lembrado pelo técnico italiano e pode ganhar sua primeira chance como atacante da Seleção.
Destaque no Feyenoord, da Holanda, Paixão atuou por pouco tempo no Brasil e por isso gera essa curiosidade no torcedor. Atuando em uma liga de “segundo escalão” na Europa, é natural que o atacante não seja acompanhado de perto pelos brasileiros, mas seus números explicam o por que ele pode ser convocado.
Quem é Igor Paixão?
Natural de Macapá, no Amapá, Igor Paixão atua como atacante de lado desde que iniciou a carreira no Coritiba, em 2019, com apenas 18 anos. Por lá, permaneceu até 2022, passando por um empréstimo para o Londrina entre 2020 e 2021.
Em 2022, foi negociado com o Feyenoord, da Holanda, onde joga até os dias atuais. Os valores da transferência foram de 8 milhões de euros (R$ 41, 6 milhões de reais), na cotação da época.
Atualmente com 24 anos, Paixão é um dos grandes destaques do Campeonato Holandês, terminando a temporada atual como segundo artilheiro da competição.

Começo da carreira
O primeiro passo de destaque da carreira de Paixão foi ainda na base, quando o garoto de apenas 18 anos foi o principal nome do Coxa Branca na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Naquele torneio, o Coritiba foi eliminado nas oitavas de final, mas, junto de mais dois companheiros, Paixão foi promovido ao elenco profissional dias depois da eliminação.
A sua estreia como jogador profissional foi em janeiro de 2019, contra o Toledo, pelo Campeonato Paranaense. Entretanto, depois de disputar 5 partidas no torneio, voltou a equipe Sub-20. Ao todo, disputou 11 partidas na temporada de 2019.
Sem muito espaço, foi emprestado ao Londrina para ganhar rodagem na temporada 2020, clube que disputaria a primeira divisão do paranaense e a Série C do Brasileirão.
Vestindo a camisa Azul e Branca do clube do Paraná, Paixão se destacou. Com 33 partidas na temporada, o atacante foi um dos principais responsáveis por levar o Londrina para a Série B do principal torneio de clubes do futebol brasileiro.
Retorno ao Coritiba
O bom desempenho de Igor Paixão vestindo a camisa do Londrina fez com que o Coritiba optasse pelo retorno do atacante em 2021. Aos 20 anos, Paixão passou a ser peça fundamental no elenco, e foi um dos principais jogadores no acesso do Coxa para a Serie A. Paixão participou de 13 gols na temporada 2021 e marcou 7 gols na Série B.

No ano seguinte, em 2022, foi o grande nome do Coritiba no ano, especialmente no Campeonato Brasileiro, ajudando o clube a permanecer na Série A enquanto esteve no clube. Ao todo, participou de 37 jogos em 2022, marcando 11 gols e dando 8 assistências. Foi negociado com o Feyenoord no meio do ano, ínicio da temporada europeia.
Feyenoord
Em agosto de 2022, Igor Paixão foi anunciado pelo Feyenoord. Mesmo ainda muito jovem, com 22 anos, Paixão não demorou muito tempo para mostrar seu potencial na Eredivisie. Sua estreia foi em setembro daquele ano, em confronto pela Liga Europa diante da Lazio.
Na primeira temporada vestindo as cores vermelha e branca, brigou por espaço, nem sempre sendo titular, mas bastante utilizado. Ao todo, disputou 37 jogos, marcando 9 gols e dando 6 assistências.

Em sua segunda temporada, 2023/2024, Paixão melhorou ainda mais seus números, sendo peça constantemente utilizada como titular da equipe holandesa. Terminou a temporada com 45 jogos, 12 gols e 4 assistências.
Já na temporada atual, 2024/2025, Igor Paixão passou a ser o principal nome da equipe. O atacante encerrou a temporada com 47 jogos disputados e 37 participações em gols, de acordo com dados do Portal Transfermarkt.
Com 16 gols marcados no Campeonato Holandês e vice-artilheira do campeonato, Paixão foi o grande responsável por levar a equipe para a terceira colocação da Eredivisie, garantindo vaga para a equipe na fase classificatória da Champions League.
Agora, encerrada a temporada europeia, Igor Paixão vive a expectativa de ser convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira principal. O jovem já atuou na Seleção Sub-23 em 2023, sendo o primeiro amapaense a representar a categoria Sub-23 do Brasil.