Tour de Janja na Rússia inclui Bolshoi, ‘Lago dos Cisnes’ e passeio no Kremlin
Primeira-dama desembarcou na Rússia seis dias antes da comitiva presidencial e visitou sede do governo Putin

Janja desembarcou neste sábado, 3, na Rússia, seis dias antes do presidente Lula. A agenda antecipada da primeira-dama inclui visitas a teatros, museus e pontos turísticos. Entre os compromissos estão uma ida ao Teatro Bolshoi, um passeio pelo Kremlin, visitas ao Museu Hermitage, à Catedral do Sangue Derramado e à Fábrica de Porcelana Imperial, em Moscou.
Em São Petersburgo, Janja deve assistir ao balé “O Lago dos Cisnes” no Teatro Mariinsky, além de se reunir com professores e estudantes de português e relações internacionais.
Segundo o Planalto, a viagem da primeira-dama se justifica por agendas ligadas à educação, cultura e à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Antes da chegada do presidente, ela também participará de eventos acadêmicos e se encontrará com a comunidade brasileira na Rússia.
A presença antecipada de Janja em viagens oficiais já provocou questionamentos sobre os custos e a relevância de sua atuação. Em março, um parecer da Advocacia-Geral da União concluiu que a função de primeira-dama é de interesse público e que o Estado pode bancar as despesas associadas, desde que haja transparência.
A agenda oficial de Janja passou a ser publicada em uma área específica no portal do Palácio do Planalto.
De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom), a iniciativa atende à Orientação Normativa de Advocacia-Geral da União (AGU) sobre a publicidade nas atividades da primeira-dama.
Viagem de Lula
Lula embarca para Moscou na próxima quinta-feira, 8, acompanhado de ministros, parlamentares e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Eles participam da celebração dos 80 anos do Dia da Vitória, marco da rendição da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.
Na semana passada, o embaixador da Ucrânia no Brasil voltou a convidar Lula a visitar Kiev, sugerindo que a viagem à Rússia seria uma oportunidade para equilibrar a atuação brasileira.
Lula e Janja participarão da celebração do Dia da Vitória em Moscou, após terem sido convidados pelo ditador Vladimir Putin. Será a primeira vez que um presidente brasileiro visita um país em guerra.