Com conclave marcado, Vaticano se movimenta à espera do novo papa
Com início no dia 7 de maio, cardeais aptos para participar do rito já estão em Roma, Itália

Os cardeais aptos a votar do Conclave já estão em Roma, Itália para participar do rito que vai definir o nome do próximo líder da igreja católica. O Colégio dos Cardeais, atualmente, é formado por 252 religiosos. No entanto, para poder votar na escolha do papa, o cardeal precisa ter menos de 80 anos. Com isso, 135 deverão participar da escolha do sucessor do papa Francisco.
Já em preparação para a cerimônia, a Capela Sistina foi fechada nesta segunda-feira, (28), para visitação do público. O local será preparado para receber o Conclave, que ocorrerá a partir de 7 de maio, conforme anúncio feito pelo Vaticano.
A votação para a escolha do novo líder da Igreja Católica começa após o fim da Novendiales, período de nove dias de luto pela morte do papa Francisco. Ele é contado a partir do sepultamento do papa anterior, que, no caso de Francisco, ocorreu no sábado (26).
A regra vigente no Vaticano é de que apenas cardeais com menos de 80 anos podem participar da votação. Por outro lado, os padres impedidos de votar pelo limite de idade podem ter os nomes cogitados na votação e, por isso, serem escolhidos como o novo papa.

Regras da votação no conclave
Para se tornar um novo papa, o cardeal precisa obter dois terços dos votos. Durante o conclave, os integrantes do Colégio de Cardeais ficam isolados, sem nenhum contato com o mundo exterior. Eles podem votar entre si, mas não podem indicar seus próprios nomes para o cargo.
No primeiro dia, uma votação é realizada entre os presentes, que devem indicar seus candidatos em uma cédula de papel. Caso o novo papa não seja definido após a primeria votação, um novo ciclo é iniciado a partir do segundo dia.
Sem resultado, até quatro eleições podem ser realizadas durante os três dias seguintes, sendo duas pelo período da manhã e outras duas à tarde. Se um novo papa não for definido no período, as votações têm uma pausa de um dia para que orações sejam realizadas.