Filhote de peixe-boi é resgatado no Afuá e trazido para cuidados em Macapá
O animal foi encontrado por ribeirinhos em uma comunidade do Marajó nesta terça-feira (8). Cientistas suspeitam que seja uma espécie híbrida.

Por Angley Pantoja e Caio Coutinho
Um filhote de peixe-boi foi encontrado por ribeirinhos nesta terça-feira (8) próximo a uma embarcação, na comunidade de São Bernardo, no Marajó, nas mediações do Afuá. O animal resgatado e aí se iniciou uma operação para salvar o “Bernardo”, que se deu por uma atividade conjunta, entre a Companhia Fluvial e o Instituto de Pesquisas Cientificas e Tecnológicas do Amapá (IEPA), e durou mais de 5 horas. O Batalhão Ambiental da PM conduziu o filhote até a capital.
O filhote recebeu esse nome, por conta do nome da comunidade onde foi resgatado no Norte do Pará. Hoje ele recebe cuidados de veterinários e ambientalistas. O cientista Roginey Silva, suspeita que o animal seja uma espécie hibrida, por conta das características específicas de espécimes amazônicos e marítimos juntas.
Como se trata de um animal com aproximadamente trinta dias de existência, ele ainda se alimenta somente de leite, após o período de cuidados, o peixe-boi será destinado à uma unidade ambiental, até a fase adulta.