Afuá, ecologicamente sustentável, realiza soltura de 20 mil filhotes de tartaruga
Programa Quelônios da Amazonia, desenvolvido desde 1983 pelo Ibama Amapá, em Afuá (PA), acontece em parceria com a prefeitura afuaense e outros parceiros

Elden Carlos / Editor
A secretária de Meio Ambiente de Afuá (PA), Érica Vaz, concedeu entrevista na manhã desta quinta-feira (3), por telefone, ao programa Primeira Opção (Equinócio 99,1 FM), onde detalhou os preparativos para soltura de 20 mil filhotes de tartarugas, no sábado (5), na Ilha dos Camaleões, distante cerca de 40 km da sede do município afuaense, na Ilha do Marajó.

A soltura integra o “Programa Quelônios da Amazônia”, elaborado e coordenado pelo Ibama, no Amapá, e que desde 1983 é realizado em Afuá. a ação de sábado é educativa e encerra o ciclo anual do programa na região. Desde o ano passado, segundo o superintendente do Ibama no Amapá, Bernardino Nogueira, já foram soltos nos rios afuaenses cerca de 200 mil filhotes.
A secretária falou ainda sobre COP-30, os desafios da política de meio ambiente municipal e das características que colocam Afuá como uma das cidades mais sustentáveis do mundo.