Você sabe tudo sobre a bola de futebol?

Por Eder Brasil
Provavelmente este seja um dos objetos mais conhecidos do mundo inteiro! Não importa a nação, a cultura e até o esporte, a redondinha está em todo lugar nas mais diversas utilidades e com certeza a sua origem não é no futebol, civilizações antigas possuem o registro da utilização da bola no passado.

Mas tratando especificamente da bola de futebol vamos conhecer agora algumas curiosidades:

No ano de 1884, Charles Miller trouxe da Inglaterra a primeira bola a rolar nos campos de futebol brasileiro. A matéria-prima usada era origem animal, as bolas eram feitas de couro curtido (o famoso capotão) e a câmara de ar era uma bexiga de boi.

- Em 1958, na primeira Copa do Mundo em que o Brasil foi campeão, a bexiga de boi deu lugar à câmara de ar de borracha. Mas em dias chuvosos eis o problema: os campos ficavam cheios de lama e as bolas, ainda feitas de couro, se encharcavam chegando a pesar o dobro do normal.
- Ainda em 1970, no ano em que o Brasil se tornou tricampeão, as bolas continuavam a ser de couro.
- Só em 1994 as bolas começaram a ficar mais leves, graças à presença de polímeros. O poliuretano (altamente durável e leve) foi usado como revestimento e nas camadas internas se empregou o poliestireno, as câmaras eram de látex. Foi chutando esta bola que o Brasil chegou ao tetracampeonato da Copa Mundial, nesse mesmo ano.
- Já na Copa do ano de 2002, mais polímeros fizeram parte da confecção da bola: sob o revestimento de poliuretano se empregou dez camadas de poliestireno e na câmara foi usada a borracha butílica. Outro polímero, o Kevlar, foi usado para costurar a bola.
- Em 2004 a tecnologia chegou para inovar. Os gomos da bola utilizada nas Olimpíadas de Atenas eram unidos por ligação térmica em vez de costuras.
Eai já conhecia algumas dessas curiosidades? Qual o tipo de bola de futebol que você acha mais bonita?.