Corpo de Bombeiros realiza ascensão de 197 militares, no AP
Em nova fase de investimentos na corporação, cerimônia marca o fortalecimento e a valorização de servidores públicos.

O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) do Amapá realizou nesta quarta-feira (19), a maior promoção da história da corporação, com a ascensão na carreira de 197 militares, em uma cerimônia marcada por emoção e gratidão.
Nesta primeira promoção do ano, foram beneficiados 147 praças (combatentes e quadro especial) e 50 oficiais (dos quadros de saúde, administrativo, e complementar). Do total, 144 soldados foram promovidos à cabo, sendo que alguns estavam na mesma função há 17 anos.
“Somos a primeira turma de cabos promovida automaticamente na história do Amapá. Mais do que uma simples progressão, essa conquista representa o reconhecimento do nosso esforço e dedicação. A sensibilidade do governador transformou nosso sonho em conquista e isso se reflete na boa qualidade dos serviços prestados à população. É um marco na valorização dos militares”, pontuou o agora cabo Marielson Nascimento.
O processo de ascensão foi resultado de um trabalho realizado pela Comissão de Valorização dos Militares, aprovado pelo governador e sancionado pela Assembleia Legislativa do Amapá (Alap). A medida faz parte da política de valorização dos servidores públicos, que consta no Plano de Governo da gestão.
“Até o ano passado, se os soldados não fossem aprovados em concurso interno, passavam muito tempo nesta condição. Essa é uma realidade que foi mudada: são quatro anos de interstício, e sendo um bom militar, terá garantia da promoção. Essa é uma carreira que agora está muito mais valorizada, porque somos reconhecidos como profissionais da segurança pública”, comentou o comandante-geral do CBM, coronel Pelsondré Martins.
Além da promoção de Praças e Oficiais, a cerimônia contou com entrega das medalhas Tumucumaque e do Mérito Tenente José Alves Pessoa. A entrega foi uma homenagem a personalidades militares e civis que se destacaram pelos relevantes serviços prestados à comunidade amapaense e à corporação, trazendo soluções que promovem um bom atendimento à população.
Os promovidos poderão otimizar serviços em diversas áreas da corporação, como na avaliação de projetos e perícia, em pareceres, nos atendimentos em saúde, no combate a incêndios e socorro a vítimas em distintas condições.