D. Antônio Assis Ribeiro, novo bispo da diocese de Macapá, é recebido com festa pelo povo católico
Por Marcelo Beijamin, Angley Pantoja e Caio Coutinho
A chegada do novo dispo da diocese de Macapá, aconteceu neste sábado (22), em uma solenidade que contou com a presença de religiosos e fiéis de diferentes idades, que vieram prestigiar de perto a chegada do novo bispo em solo amapaense.
Em dezembro de 2024, o Papa Francisco nomeou Dom Antônio Assis Ribeiro como novo bispo da diocese de Macapá, após Dom Pedro Conti apresentar a renúncia do cargo, por atingir a idade canônica de 75 anos.
A chegada do novo bispo era um momento aguardado por toda a população amapaense, especialmente à comunidade católica, pois se trata da maior liderança da igreja no estado. Para quem o aguardava, surgia um sentimento de grande expectativa e ao mesmo tempo, um sentimento de fé e honra por estar ali presente para recebê-lo.
Todos os bispos do mundo, são nomeados pelo Papa. Com Dom Antônio Assis não foi diferente, após Dom Pedro Conti apresentar a renúncia do cargo (após 2 décadas), por atingir a idade canônica de 75 anos, foi necessária a nomeação de um novo bispo para a diocese de Macapá.
Programação
- Dias 24 a 26 de fevereiro
Programação da Assembleia dos Bispos do Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Evento restrito aos bispos);
- 26 de fevereiro (Quarta-feira)
Missa solene com posse canônica de Dom Antônio Assis Ribeiro, 5º bispo diocesano de Macapá.
Local: Catedral São José, às 19h;
- 27 de fevereiro (Quinta-feira)
Recepção dos movimentos sociais quilombolas, indígenas, ribeirinhos, pastorais sociais e Museu Afro Amazônico.
Local: Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), às 18h30.