Banner principalCidade

Amapá registra a maior queda na taxa anual de desemprego em nove anos

Com cerca de 8,3%, estado ocupou a 3ª posição no quadro nacional em 2024

Por Marcelo Beijamim

O resultado divulgado na última sexta-feira (14), pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), vinculado ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que o Amapá é um dos 14 estados atingiram a menor taxa anual de desocupação de sua série histórica. A pesquisa é referente ao ano de 2024.

A taxa média anual do estado caiu de 11,3% em 2023, para 8,3% em 2024. O menor índice da série histórica desde o início da apuração, em 2012.

Segundo o vice-governador do Amapá, Teles Júnior, afirma que essa redução é referente a vários fatores, dentre elas a redução da informalidade por conta da procura da população por emprego, e pela maior disponibilidade de emprego em vários setores do estado.

As maiores taxas registradas de desocupação da série histórica foram: Rio Grande do Norte (8,5%), Amazonas (8,4%), Amapá (8,3%), Alagoas (7,6%), Maranhão (7,1%), Ceará (7,0%), Acre (6,4%), São Paulo (6,2%), Tocantins (5,5%), Minas Gerais (5,0%), Espírito Santo (3,9%), Mato Grosso do Sul (3,9%), Santa Catarina (2,9%) e Mato Grosso (2,6%).

“Os resultados da queda da taxa de desocupação nos estados refletem a diversificação da expansão da ocupação ocorrida em diversas atividades econômicas, como comércio, indústria, transporte e logística e construção ao longo de 2024”, destaca a coordenadora de Pesquisas por Amostra de Domicílios do IBGE, Adriana Beringuy.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo