Fiscalização do Crea-AP reforça segurança no Carnaval 2025 com visita a barracões de escolas de samba de Macapá
Inspeção analisa presença de responsáveis técnicos em estruturas elétricas, mecânicas e sistemas anti-incêndio
![](https://equinocioplay.com.br/wp-content/uploads/2025/02/1b9892c8-0590-4eb3-a4ea-975b537bcf9b-750x470.jpg)
Por Caio Coutinho
Para aumentar ainda mais a segurança do carnaval em 2025, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amapá (Crea-AP) realizou, nesta terça-feira (11), uma operação de fiscalização nos barracões das escolas de samba de Macapá, na Cidade do Samba, zona sul da capital.
A ação busca verificar a presença de responsáveis técnicos pelas alegorias nas áreas de mecânica, elétrica e sistemas anti-incêndio.
![](https://equinocioplay.com.br/wp-content/uploads/2025/02/034e0d0c-8f86-469e-aca9-46e5fc89c2f2.jpg)
Durante a inspeção, a equipe do Crea-AP analisou se cada estrutura possuía um responsável técnico devidamente registrado por meio da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). A ausência desse profissional pode acarretar penalidades para as agremiações, incluindo processos e multas, conforme a legislação vigente. Segundo o gerente de fiscalizações do Crea-AP, Jorge David, esta foi a primeira de uma série de fiscalizações da quadra carnavalesca da Avenida Ivaldo Alves Veras.
“A função do Crea-AP é verificar se as atividades que estão sendo desenvolvidas relativas às estruturas metálicas e instalações elétricas dos carros alegóricos têm a cobertura, o acompanhamento de um profissional legalmente habilitado de forma a garantir a segurança dos brincantes e da sociedade em geral”, reforçou o gerente de fiscalização.
As fiscalizações continuam ao longo do mês do Carnaval, assegurando que todas as estruturas utilizadas durante os desfiles estejam em conformidade com as normas de segurança.
Sobre a responsabilidade técnica
O responsável técnico garante a segurança e a estabilidade das estruturas, avaliando o dimensionamento adequado dos materiais utilizados nos carros alegóricos. A ART é obrigatória por lei e identifica quem é responsável por serviços técnicos de engenharia e agronomia, sendo essencial para a qualidade e segurança das obras.