Cidade

Estádio Glicério de Souza Marques comemora 75 anos

Nesta quarta-feira, (15), Macapá celebrou o aniversário de 75 anos do estádio Glicério Marques, o “Gigante da Favela”. Para marcar a data, a Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), organizou cinco partidas de futebol com a participação de jogadores que fizeram história no estádio.

Os jogos foram realizados em formato reduzido, com cinco partidas de 15 minutos cada. O público presente teve a oportunidade de assistir a grandes nomes do futebol amapaense em ação. Entre os jogadores, destacou-se Germano Tiago, ex-jogador profissional e atualmente servidor público, que expressou sua emoção em retornar ao estádio.

“É muito bom voltar para este estádio. Vivi aqui a minha infância inteira, primeiro como gandula e depois como jogador. Este lugar é muito especial para mim”, afirmou Germano, que já defendeu clubes como Tuna Luso, Clube do Remo, Paysandu, São José e Ypiranga Clube.

História e reformas do estádio

 Inaugurado em 1950, o estádio Glicério Marques foi o primeiro espaço dedicado ao futebol no Amapá. O jogo inaugural foi entre as seleções do Amapá e do Pará. Ao longo dos anos, o “Gigante da Favela” recebeu grandes partidas, incluindo jogos de times nacionais como São Paulo, Flamengo e Cruzeiro, além de competições como a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro das séries C e D.

Em 1975, o estádio passou por uma grande reforma e ganhou iluminação, possibilitando jogos noturnos pela primeira vez. Em 2023, o espaço foi transformado em um complexo esportivo, com quadras poliesportivas, campo de futebol society, pista de skate, piscina e salas para dança e luta. Após permanecer fechado por 10 anos, o estádio reabriu em 2024 e, atualmente 20 modalidades esportivas são ensinadas para crianças e adolescentes no local.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo