De seca a chuvas: 806 municípios estão em situação de emergência por questões climáticas
Paraíba tem o maior número de cidades em emergência, com 108, seguida por Pernambuco, com 92, e Pará, com 76
Dados do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, mostram que 806 municípios do país tiveram a situação de emergência reconhecida por causa de questões climáticas no início deste ano. São cidades que enfrentam dificuldades devido ao tempo seco, chuvas intensas, estiagem e incêndios florestais.
Considerando questões climáticas e outras causas, 973 municípios estão em situação de emergência. As cidades nessa condição podem solicitar recursos ao governo federal para ações de defesa civil.
O número de reconhecimentos de emergência, segundo o painel, é de 899. A diferença desse indicador para o número absoluto de cidades se deve ao fato de que um município pode estar em emergência por dois motivos.
Por exemplo, o município de Acará (PA) tem reconhecimento por estiagem e incêndios florestais, e a cidade de Alta Floresta (MT) tem emergências por causa de seca e incêndios florestais.
Situação por estado
As informações do painel mostram que a Paraíba tem o maior número de cidades em emergência por eventos climáticos, com 108 municípios, seguida por Pernambuco, com 92, e Pará, com 76.
Distrito Federal e Roraima não têm cidades em situação de emergência no momento.
Número de cidades em situação de emergência em cada estado
- Acre: 22
- Amapá: 16
- Amazonas: 57
- Alagoas: 32
- Ceará: 25
- Espírito Santo: 3
- Goiás: 21
- Maranhão: 10
- Minas Gerais: 45
- Mato Grosso do Sul: 1
- Mato Grosso: 66
- Pará: 76
- Paraíba: 108
- Piauí: 9
- Pernambuco: 92
- Paraná: 27
- Rio de Janeiro: 2
- Rio Grande do Norte: 58
- Rio Grande do Sul: 14
- Rondônia: 26
- Santa Catarina: 7
- Sergipe: 11
- São Paulo: 6
- Tocantins: 5